A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta quarta-feira (4) que Argentina, Uruguai e Paraguai serão sedes das partidas de inauguração da Copa do Mundo 2030.
De acordo com a entidade, o torneio será disputado em seis países: Portugal, Espanha, Marrocos, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Todas essas seis seleções já estarão automaticamente classificadas para o torneio.
Em entrevista coletiva, o presidente da instituição, Alejandro Domínguez, afirmou que o duelo inicial do Mundial será no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai.
Também haverá partidas em Argentina e Paraguai, em sedes ainda indefinidas.
De acordo com Domínguez, a Fifa ainda dará mais detalhes de como será o funcionamento da Copa-2030.
“Mais detalhes serão dados pela organização e pela própria Fifa. Mas é um feito histórico, e a Conmebol está feliz. Estamos honrando a memória dos que nos antecederam. E hoje estamos à altura de agradecer de volta a confiança que a Fifa e nossos colegas nos deram nessa data histórica”, afirmou o paraguaio.
“As três partidas inaugurais (da Copa) serão aqui. Vai começar pelo Uruguai, e depois a Fifa dará mais detalhes com respeito a como será em Argentina e Paraguai. Reitero que a decisão já está tomada de todas as formas, e a Fifa agora tem que fazer o trabalho para que as cidades-sede cumpram com os requisitos para serem sedes de um Mundial”, acrescentou.
De acordo com o presidente da Federação Paraguaia de Futebol, Robert Harrison, que também participou da coletiva, o restante da Copa será jogado em outros países posteriormente.
“O evento se originará na América do Sul, com os jogos inaugurais nos três países. Logo, será transladado a Portugal, Espanha e Marrocos”, ressaltou.
As explicações da Fifa
Em comunicado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, explicou a decisão de fazer a Copa em seis países e três continentes.
“Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, entrou em acordo de forma unânime para celebrar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi jogada no Uruguai em 1930, da forma mais apropriada possível. Como resultado disso, a celebração irá acontecer na América do Sul, em três países: Uruguai, Argentina e Paraguai. Cada um deles organizará uma partida da Copa do Mundo 2030”, afirmou.
“A primeira partida, obviamente, será jogada no estádio em que tudo começou: o mítido Centenário de Montevidéu. Isso será precisamente para celebrar o centenário da Copa do Mundo da Fifa”, seguiu.
“O Conselho da Fifa também entrou em acordo de forma unânime para considerar vencedora a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos para ser sede da Copa do Mundo 2023. Dois continentes, Europa e África, unidos não só em uma celebração do futebol, mas também promovendo coesão social e cultural. É uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”, complementou.