A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta segunda-feira (18) que vai dar início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2023. A mobilização vai percorrer comunidades da zona rural e bairros da sede do município desta segunda-feira (25) até o dia 6 de outubro.
Em duas semanas, os agentes de imunização devem levar as doses de proteção a cães e gatos de pelo menos oito povoados e adjacências da zona rural — Areal, Pontal Bebedouro, Jacioca, Mojó, Quindiua, Santana e Paricatiua. Já na sede, as equipes vão passar pelo Ferro de Engomar, Cidade Nova, Estiva, São Luizinho, Bairro de Fátima e Balandro.
O objetivo da mobilização, que vai acontecer de casa em casa, é levar proteção contra a raiva ao maior número de pets possível, como explica a secretaria municipal de Saúde, Ramone Araújo. “É uma mobilização que é de grande importância para a prevenção da raiva com impactos diretos na saúde da nossa população, como a proteção da saúde pública, o bem-estar dos animais e a redução dos custos associados à doença”, contou ela.
A campanha já faz parte do calendário anual de imunização do município e deve ter seu ápice no dia 6 de outubro, com a realização do Dia D de vacinação na Praça 2 de Novembro, conforme informa o prefeito de Bequimão, João Martins. “A raiva é uma doença grave e fatal, que pode ser transmitida de animais para seres humanos. A imunização´é uma das medidas mais eficazes de prevenção dessa doença. Portanto, conclamo aqui a nossa população para que receba nossos agentes e nos ajude a efetivar essa importante política pública de saúde para o bem dos nossos bichos e, sobretudo, de toda a nossa gente”, acrescenta o gestor do município.