Faleceu, nesta quinta-feira, 21, em Teresina, o ex-prefeito de Caxias (MA) Hélio de Sousa Queiroz, 85 anos. Hélio Queiroz havia sofrido uma queda, ontem, em sua residência, no município caxiense, sendo levado às pressas para Teresina e internado no hospital da Unimed, onde faleceu no fim desta manhã.
Hélio Queiroz foi prefeito de Caxias em 1985. Ele era vice e assumiu o cargo com o falecimento do então prefeito José Castro, vítima de leucemia.
A historia – Nascido em 3 de junho de 1938, Hélio Queiroz iniciou sua vida empresarial em Caxias, onde estabeleceu negócios de destaque, como a Cavepel e a Cerâmica Queiroz, formando o Grupo Empresarial Hélio Queiroz. Ao longo dos anos, o grupo se expandiu e diversificou, abrangendo setores como postos de gasolina, revenda de gás, construção, venda de veículos e cerâmica.
Hélio Queiroz ingressou na política em 1982, quando aceitou o convite para ser vice-prefeito na chapa liderada por José Castro. Após o falecimento de Castro em 1985, Hélio assumiu a prefeitura. Durante seu mandato, deu continuidade à administração de José Castro, realizando várias melhorias na cidade, incluindo calçamento de ruas, construção de escolas e estradas vicinais, e a reforma de prédios importantes.
Sua carreira política continuou, incluindo uma disputa pela prefeitura em 1992 e outra em 1996, onde foi eleito após a cassação de seu oponente. No entanto, sua segunda gestão foi interrompida por um golpe político liderado pelos vereadores, que o afastaram do cargo. Após um breve período fora do cargo, Hélio Queiroz retornou à prefeitura por um curto período antes de encerrar sua participação como chefe do executivo de Caxias.
O velório de Hélio Queiroz deve iniciar agora, à tarde, em Caxias.
Fonte: O Informante