Deputado André Fufuca apresenta projeto para impedir reajuste abusivo de planos de saúde


Iniciativa do líder do progressista visa beneficiar 8 milhões de consumidores brasileiros 

Apresentei na Câmara federal, o Projeto de Decreto Legislativo 165/23, que susta o reajuste de 9,63% nas mensalidades dos planos de saúde individuais e familiares. Considero exagerado e injusto, o aumento que foi autorizado em 12 de junho pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para valer a partir de primeiro de maio de 2023. Com essa iniciativa poderemos livrar 8 milhões de consumidores brasileiros desse reajuste.

O aumento das mensalidades dos planos de saúde atinge justamente os usuários individuais, que são aqueles mais frágeis e com limitada força de negociação com as operadoras.

Além do mais, a ANS tem atuado para atender excessivamente aos interesses do mercado. A agência autorizou um reajuste de mais do dobro da inflação acumulada em 12 meses até maio, que foi de 3,94% no IPCA. Não é um patamar razoável.

Com isso, os reajustes excessivos podem acabar tirando milhares de consumidores dos planos de saúde, o que prejudicaria as próprias empresas e deixaria a rede pública do SUS sobrecarregada. E é de suma importância garantir a sustentabilidade dos planos de saúde, mas as reformas estruturais que o Parlamento vem aprovando podem estimular a economia e aumentar as receitas das operadoras.

Portanto, cabe ao Congresso Nacional, ouvindo a séria preocupação de inúmeras entidades que atuam na defesa do direito à saúde, sustar os efeitos da decisão da ANS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *