Dia do enfermeiro: mais do que nunca, é hora de agradecer!

Militar de 99 anos é o curado de coronavírus mais idoso do Brasil ...

O dia 12 de maio foi o dia escolhido para homenagear os enfermeiros. Muitas vezes esses profissionais abrem mão de datas especiais, deixam de lado comemorações com amigos e família e ficam horas de plantão para cuidar de quem mais precisa.

Mais do que uma profissão, a enfermagem é sinônimo de zelo, preocupação, responsabilidade e muita humanidade. Ainda mais na atual situação, com a pandemia da Covid-19, os enfermeiros têm se mostrado verdadeiros heróis – e o dia chegou! Dessa vez, mais do que nunca, é hora de prestar homenagens e demonstrar gratidão por esses profissionais.

Em tempos de pandemia, esses profissionais, que sempre estiveram na tal “linha de frente” dos atendimentos de saúde, finalmente parecem ter sua importância reconhecida. Afinal, são eles que se arriscam diariamente à contaminação por uma doença ainda sem cura ou vacina, para salvar o outro.

Trabalhando há cinco anos na UTI de um hospital referência em tratamentos de doenças infectocontagiosas em São Luís, a enfermeira Maria*, de 28 anos, conta um pouco de sua rotina. “A gente toma todos os cuidados, não temos falta de equipamentos de proteção, mas os primeiros dias de preparo para atendimentos de Covid-19 foram bem estressantes”, diz. “Tivemos que repensar a estrutura do hospital, com foco na proteção da equipe e nos cuidados que esse paciente exige. Foi preciso mudar os fluxos de recebimento dos pacientes e de alimentação, estabelecer os canais de circulação e até mesmo o fluxo de óbitos”, afirma.

Origem do Dia do Enfermeiro

Por que 12 de maio?  Porque é nesse dia que se celebra o Dia Internacional da Enfermagem. Florence Nightingale é considerada como a “mãe” da enfermagem moderna e fazia aniversário nessa data. Desde a Idade Média já existiam atividades voluntárias voltadas à enfermagem, mas foi com ela que recebeu status profissional. Assim, desde 1965 esse dia é considerado como o Dia do Enfermeiro. Mas foi no ano de 1974 que a data foi, de fato estabelecida pelo Conselho Nacional de Enfermeiros.

Já aqui no Brasil, Getúlio Vargas fez um decreto-lei em homenagem a Ana Justina Ferreira Néri que também foi a primeira a se dedicar a profissão!

A importância de prestar homenagens aos enfermeiros e seu papel no combate à Covid-19

Certamente alguma vez, infelizmente, uma pessoa querida precisou ficar hospitalizada e algum enfermeiro marcou esse momento, por tranquilizar você e sua família e por cuidar dessa pessoa especial com zelo e atenção, não é mesmo?

Quando a situação não está no nosso controle e alguém que amamos precisa de cuidados especiais, um enfermeiro acaba se tornando nosso herói. Saber que alguém capacitado e responsável está tomando controle da situação e que podemos confiar nessa pessoa nos tranquiliza. E além do talento e do amor pela profissão, claro, a enfermagem exige pulso firme, muito estudo e preparo psicológico. Por isso não deixe de agradecê-los hoje dia 12 de maio!

Atualmente temos enfrentado a pandemia da Covid-19 e o papel dos enfermeiros tem sido indispensável. Além dos profissionais que estão atuando na linha de frente, centenas de estudantes tem se voluntariado para somar no combate à Covid-19!

 

Enfermagem é cuidar de alguém que você nunca viu na vida e, mesmo assim, dar o seu melhor a ela, fazer tudo pela vida dela. É ajudar a salvar vidas todos os dias, e tentar tornar os momentos difíceis um pouco mais leves. PARABÉNS E FELIZ DIA DO ENFERMEIRO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *