QUEM É GASTÃO VIEIRA?

Gastão Vieira, Deputado Federal 9090

Filho de José Carneiro Dias Vieira e de Belarmina Serra Dias Vieira, Gastão Nasceu em Rosário-MA. Em 1969 obteve o bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, com mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Em Manaus concluiu o curso de técnico em problemas de desenvolvimento econômico pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe(CEPAL) e foi um dos analistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) (1975-1994) em Brasília, além de integrar o Conselho Nacional Consultivo da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade(CNEC).

Foi premiado pela criação de Software Fiscaliza Fatura (FisFa), que gerou economia de mais de R$ 65 milhões. No Ministério do Turismo foi premiado duplamente pelo sistema que permite verificar o andamento das obras com recursos do Mtur e que facilitam o atendimento no prazo de demandas, especialmente de órgãos de controle.

Resultado de imagem para gastão vieira 4º Concurso de Boas Práticas da Controladoria Geral da União

O prêmio de melhor iniciativa na categoria Fortalecimento dos Controles Internos do 4º Concurso de Boas Práticas da Controladoria Geral da União(CGU) foi replicado para outros Ministérios e serve como modelo de combate a corrupção.

Foi Deputado Estadual por 2 mandatos e Deputado federal 5 vezes. Durante 7 anos foi Secretário de Educação, construiu 82 novas escolas e reformou 403 unidade de ensino fundamental. Foi nomeado Ministro do Turismo e Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação pela então Presidente Dilma Rousseff.

Resultado de imagem para gastao vieira ifma

Teve a participação direta na implantação dos IFMA (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) em Coelho Neto, Araioses, Buriticupu, Zé Doca, Alcântara e São João dos Patos) e dos campi da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) em São Bernardo e Chapadinha, que beneficiaram estudantes de várias regiões do estado.

Foi presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, por duas vezes, promoveu importantes iniciativas para contribuir com o debate sobre a educação no Brasil. Criou o projeto de implantação dos Faróis da Educação que levou bibliotecas para 107 municípios maranhenses, sendo 9 na capital.

GASTÃO VIEIRA 9090!

Resultado de imagem para FICHA LIMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *