Prefeitura de Bequimão realiza a 5ª Semana do Bebê Quilombola

Até a próxima quinta-feira, dia 30, o município de Bequimão realiza a 5ª Semana do Bebê Quilombola. A abertura do evento aconteceu no sábado (25), reunindo as 11 comunidades remanescentes de quilombolas e autoridades locais e estaduais. Criada por lei municipal de autoria do prefeito Zé Martins, o projeto tem como estratégia a mobilização social com vistas a contribuir com a proteção, cuidado e desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.Na abertura, que aconteceu na Escola Municipal Domingos Bouéres, no bairro Estiva, foi destacado o tema “O direito, a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças quilombolas”.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Fundação Josué Montello, Governo do Estado (Secretaria de Estado da Igualdade Racial – SEIR) e Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para o prefeito Zé Martins, o município de Bequimão mostra que a valorização das comunidades quilombolas é importante não só para o estado, mas principalmente para o Brasil. “O que nos motiva a realizar esta quinta semana do bebê quilombola é que temos avanços significativos quanto à educação e saúde, o que nos coloca bem nos 13 indicadores que estão sendo acompanhados”, destacou o prefeito.

Participaram também o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal); o superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins; representantes da Fundação Josué Montello, Gisele Padilha, e Governo do Estado, Iracema de Jesus (SEIR); os secretários municipais Kell Pereira (Esporte e Juventude), Josmael Castro (Assistência Social), Dinha Pinheiro (Igualdade Racial), Aristides França (Educação), vereadores, lideranças quilombolas, estudantes da rede municipal e professores da UFMA de Pinheiro.

Fonte: Tribuna de Bequimão

Fotos: Rodrigo Martins

Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *