Uma denúncia feita pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor, e divulgada em primeira mão por este blog. Em suas redes sociaiss, o parlamentar acusou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de ter retirado, de forma antecipada, os cones de segurança da Avenida Litorânea — o que, segundo ele, colocou em risco a integridade de dezenas de pessoas que praticavam atividades físicas no local.
De acordo com Paulo Victor, a liberação da via para veículos ocorreu às 9h da manhã, uma hora antes do previsto, pegando de surpresa pedestres, ciclistas e cerca de 50 crianças que participavam do projeto social Jovens Atletas. “Domingo é dia de lazer, e a população já está acostumada com a liberação da pista apenas às 10h. Além disso, quem questionou a antecipação foi desrespeitado por agentes da própria SMTT”, afirmou o vereador, que também anunciou que irá convocar o secretário municipal de Trânsito para prestar esclarecimentos na Câmara.
Nota da SMTT
Diante da repercussão, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes encaminhou nota ao blog esclarecendo que os horários de interdição da Avenida Litorânea foram alterados desde março de 2024, e que a medida já está em vigor.
Segundo a SMTT, a atual organização das interdições aos domingos funciona da seguinte forma:
-
Trecho 1: da Praça dos Pescadores até a barraca Coco Mel (Rua Vale do Pimenta, sentido bairro-centro) — das 4h às 9h;
-
Trecho 2: da barraca Coco Mel até a Rua Rio Claro (bairro Olho D’Água, também no sentido bairro-centro) — das 4h às 10h.
A secretaria acrescenta ainda que, desde outubro de 2023, também há interdições às terças, quintas e sábados, das 4h30 às 6h, no trecho entre a Praça dos Pescadores e o semáforo próximo à Coco Mel.