O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) prorrogou as investigações sobre possíveis crimes cometidos pelo prefeito reeleito de São João dos Patos, Alexandre Magno Pereira Gomes, conhecido como Dr. Alexandre (Avante). A decisão foi oficializada por meio de uma portaria assinada pela promotora de Justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard, assessora da Procuradoria Geral de Justiça.
O pedido para a prorrogação foi feito pelo promotor de Justiça Giovanni Papini Cavalcanti Moreira, que converteu uma notícia de fato em um procedimento investigatório criminal. O objetivo é garantir mais tempo para aprofundar as apurações relacionadas ao caso.
Dr. Alexandre e o empresário Newton Lopes Filho, sócio da empresa N.J Serviços Médicos Ltda, são investigados por supostos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso. As irregularidades estariam relacionadas ao contrato social registrado sob o número 20231005415.
A investigação está sendo conduzida no âmbito do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF), que busca esclarecer as possíveis irregularidades.
Vale lembrar que Dr. Alexandre foi reeleito nas últimas eleições, em outubro, com uma ampla maioria de 75,30% dos votos válidos, o que demonstra sua popularidade no município. Apesar disso, as denúncias levantam questionamentos sobre sua gestão e possíveis implicações legais.
O Ministério Público segue trabalhando para apurar os fatos e responsabilizar eventuais envolvidos.