O prefeito de Bequimão, João Martins, vem realizando ao longo do período de estiagem, o trabalho de abertura, ampliação, pavimentação e drenagem nas estradas vacinais na zona rural do município, viasando melhorar ainda mais, a trafegabilidade de moradores e do transporte, incluíndo ambulâncias, viaturas, ônibus escolar e veículos de passageiros (carros e motos), além de facilitar o escoamento da produção local.
As máquinas trabalharam na semana passada no perímetro dos povoados: Vila do Meio e Mojó, com extensão de melhorias aos povoado da região que foram o Complexo de Comunidades incluindo aproximadamente 15 localidades. Além da operação no setor de infraestrutura das comunidades, o prefeito João Martins, realiza vistoria e manutenção no abastecimento de água e melhoria na iluminação pública. O Polo Pontal também está recebendo serviço de infraestrutura nas estradas, incluíndo barragens.
O prefeito João Martins desde que assumiu a gestão, visita as obras e serviços in locopara aproveitar e conversar com os moradores, além de ouvir as demanadas das comunidades. “Estamos recuperando estradas vacinais, subistituíndo as velhas pontes de madeira por bueiras de coincreto, programa este iniciado na gestão do ex-prefeito Zé Martins e que estamos dando continuidade. A gente sabe que no inverno, principalmente na região de campos alagados, nossas estradas sofrem com as fortes chuvas, mas nossa equipe de infraestrutura, faz os reparos necessários e no verão, a gente trabalha na recuperação e ampliação dos mais de 400 KM de estradas vicinais”, destacou João Martins.
O chefe do executivo bequimãoense, também destacou que mais de 70% das localidades em que as obras de recuperação e manutenção de estradas vicinais já foram ou estão sendo concluídas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA), montou um plano de trabalho e realiza os serviços primeiramente nas regiões onde foram mais castigadas no inverno, a exemplo dos povoados às margens dos campos nativos, aproveitando a estiagem.
Entre as estradas recuperadas, estão: Santana, Centrinho de Santana, Suassuí, Iribuí, Itaputíua, Santa Tereza, São João, Pericumã, Boa Vista, Iriritiua, Ariquipá, Chega e Vira, Canajuba, Mojó, Vila do Meio, Pontal, Olho D’Água, Ramal de Quindiua a Quindiua, Barroso a Floresta, além de outros povoados da região de campos inundáveis. Atalmente a Prefeitura de Bequimão trabalha na substítuíção da antiga ponte de madeira por bueira de concreto, na estrada que liga Floresta a Centrinho, na altura do Sítio Garcia, antiga Vila Santaninha.
O planejamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo é intensificar o serviço de recuperação de estradas vicinais, barragens e substituição das pontes de madeira que ainda restam por bueiras de concreto antes do período chuvoso. O serviço está sendo realizado por polo para evitar atraso no planejamento e nas obras.