Governador visita Casa Ninar e participa de ação alusiva à Síndrome de Down

O governador Flávio Dino realizou visita a Casa de Apoio Ninar, no Calhau, em agenda neste domingo (20). No local foi promovida programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que é comemorado em 21 de março. Durante o evento, houve ainda ações do programa estadual Travessia.

“Agradeço ao deputado Duarte Júnior e à minha amiga Karen Barros, pela iniciativa de promover este evento, mostrando, mais uma vez, o valor de um olhar que respeita todas as cidadanias. Que as diferenças não devem ser desigualdades, pois, diferenças fazem parte da vida e desigualdades significam negação de direitos. Com esse espírito de respeito, fizemos essa grandiosa obra estruturante que é a Casa Ninar. É comovente ver essa conquista, que abre caminho para outras conquistas”, frisou o governador Flávio Dino.

O governador lembrou o que antes era o espaço, para o que é hoje. “Aqui era uma casa dedicada à festa, ao lazer do governador, que servia uma família. Transformamos em um lugar para todas as famílias, que agora têm acesso a serviços de saúde, acompanhamento e o mais importante, têm atenção. É uma honra, uma alegria poder dizer que esta casa é uma conquista de todo o povo do Maranhão”, enfatizou.

Na ocasião, o governador reencontrou o nadador e campeão do esporte, Davi Hermes, com o qual mantém amizade. Também esteve com a mini-chef, Larissa Fonseca, que tem uma página na rede Instagram, que trata de alimentação.

“Com a Casa Ninar conseguimos materializar essa perspectiva que temos da inclusão. Durante muito tempo, o Maranhão olhou de costas para estas pessoas, que fazem parte da sociedade e precisavam do apoio do estado, precisavam ser entendidas e incluídas. Nosso foco é construir políticas de saúde a partir do olhar de toda a sociedade. Este espaço é mais que uma casa. São ideias que vão se manter e que permite um tratamento humanizado, adequado, especial e digno a essas pessoas”, explicou o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula.

O deputado estadual Duarte Júnior marcou presença no evento e destacou a importância da casa. A partir de emenda de sua autoria, foi adquirido o recurso para promoção do evento em referência a Síndrome de Down. “Meu sentimento é só de gratidão pelo governo Flávio Dino ter estruturado esse espaço de extrema importância. A Casa de Apoio Ninar, assim como outras ações do Governo, são obras que ninguém jamais irá destruir e que estão edificadas em nossos corações. Quem utiliza esse serviço e precisa, sabe o quão importante este espaço é”, enfatizou o parlamentar.

A Casa Ninar disponibiliza atendimentos para crianças até 14 anos. Na lista estão serviços do Sorrir móvel, atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicólogo, assistente social, além de atividades recreativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *