Dois astronautas da Nasa realizam consertos na parte externa da ISS

Dois astronautas da agência espacial americana (Nasa) realizam há seis horas e meia uma caminhada pelo espaço para fazer consertos na Estação Espacial Internacional (ISS), segundo informou a instituição.

O comandante da ISS, Scott Kelly, e seu companheiro Kjell Lindgren têm como objetivo reconfigurar o sistema de resfriamento da estação espacial após o vazamento de amônia de 2012, indicou a Nasa nesta sexta-feira.

Os astronautas saíram da estação às 7h10 no horário da Costa Leste dos Estados Unidos (10h10 em Brasília) e a previsão é que terminem as tarefas seis horas e meia depois, mas poderão ficar mais tempo caso seja necessário.

Este é o segundo “passeio” espacial de Kelly e Lindgren em menos de duas semanas. Na quarta-feira passada, ambos efetuaram melhoras na estação e tarefas de manutenção de longo prazo.

A Nasa oferece em seu site o acompanhamento ao vivo dos trabalhos dos astronautas, que precisam devolver o sistema de resfriamento a sua configuração original, após a reparação de 2012.

O astronauta japonês Kimiya Yui ajudou os companheiros antes de iniciar a caminhada espacial e coordena suas atividades de dentro da estação.

Esta é a 33ª atividade da Nasa fora da estação e a 190ª na história desta plataforma, que completou 15 anos com presença humana contínua na segunda-feira passada.

A ISS é um projeto de mais de US$ 100 bilhões que conta com a participação de 15 países e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil km/h a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

A estação, que é integrada por 11 módulos, além de placas solares e outros equipamentos robóticos, passou a ter residentes de maneira permanente em 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *