UFMA vai homenagear o sociólogo e professor, Nonato Chocolate, com as Palmas Universitárias 2021

A Universidade Federal do Maranhão vai realizar, nesta quinta-feira, 21, de forma virtual pelo  YouTube, as Palmas Universitárias 2021, homenageando servidores da Universidade, entre professores, técnicos-administrativos e instituições parceiras com o objetivo de exaltar o agradecimento da comunidade acadêmica ás pessoas que participam diretamente no desenvolvimento e na história da Universidade.

E um dos homenageados será o Professor Raimundo Nonato Silva Júnior (Sociólogo e Professor) onde Convida os amigos e amigas a participarem da sessão virtual ( via YouTube : Youtube/ufmaoficial ).

Companheiros,  Companheiras.

 Venho lhes convidar para dividirmos um Momento muito Especial para minha jornada pessoal e profissional. Meu nome foi indicado para receber a comenda “Palmas Universitárias”, instituída  em 1986  pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com o objetivo de exaltar o agradecimento da comunidade acadêmica ás pessoas que participam diretamente no desenvolvimento e na história da Universidade.

Fomos agraciados na categoria [Construtores da Historia].

Minha trajetória na UFMA

Muito honradamente e sempre de maneira coletiva tentei buscar uma sociedade mais justa. Eu, um jovem negro, “…sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior…”  Inicia há mais de  duas décadas e meia, foi guiada e pautada pelos 05 princípios LIMPE da CF e inicia em 1996 quando via Vestibular, entro no Curso de Ciências Sociais , mesmo calouro me torno estagiário e ao longo da graduação até a pós-graduação participo de vários Programas e Projetos:

Matrícula BEM FÁCIL, I CENSO dos BENEFICIÁRIOS da REFORMA AGRÁRIA, Cursos  do PROIN, destacadamente estágio na SMDH (Sociedade Maranhense de Direitos Humanos) e tendo trabalhado na ONG PLAN, contratado para aplicar Questionários de  diversas Pesquisas pela FSADU , trabalhando ainda no CASA BRASIL de Inclusão Digital  Gov. Federal  e CEMAR.

No Movimento Estudantil

Participei ativamente e  praticamente de todas as eleições possíveis no M.E; Assembleia Departamental, Colegiado de Curso, C.A, CONSEPE, CONUNE e o ápice, Direção Executiva do DCE.

Experiências Docente

 PRONERA (MST- ASSEMA- INCRA), VESTIBULAR da CIDADANIA, ESCOLA QUE PROTEGE, EDUCAÇÃO FISCAL para a CIDADANIA, FACULDADE UVA- IDEM, UEMA- PQD, Departamento de Sociologia e Antropologia- DESOC/DEPSAN (substituto)

Aprovações em Concursos

 Analista Ministerial – DPU, Professor de Pesquisa Departamento Educação I Professor de Sociologia – SEEDUC, IFMA/ CAMPOS CODÓ e lotação atual : COLUN – Colégio Universitário.

Orientação e Participação

 Atuação em  dezenas de Bancas de Monografia, centena de Eventos Científicos ; encontros, fóruns, simpósios locais, regionais, nacionais e internacionais.

 Outras experiências profissionais

Ainda nomeado em cargos da administração pública municipal e estadual; Assessor de Planejamento e Ações Estratégicas da SEIR, Assessor de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da CASA CIVIL e Secretário Municipal da Prefeitura de São Luís (Agricultura, Pesca e Abastecimento- SEMAPA e Representação Parlamentar- SEMERPE).

Ainda na UFMA Ajudei coordenar o Comitê UFMA – São Luís 400 anos e o LECS (Laboratório de Ensino de Ciências Sociais) colaborando com Prof. Dr. Alexandre F. Corrêa e Prof. Dr. Baltazar Macaíba. Milito no Movimento Docente,  na APRUMA e como membro fundador do SINDUFMA/SINDEDUCAÇÃO/PROIFES.

Agradeço a deferência e reconhecimento do _Magnifico Reitor Prof. Dr. Natalino Salgado Filho e ao Comitê Organizador (especialmente a Raíssa Oliveira do Cerimonial) , a minha amada esposa Profa. Me. (doutoranda) Zeila Albuquerque (nos conhecemos na UFMA, cursamos Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, fizemos Mestrado em Educação e passamos em concurso público JUNTOS, ao lado da amiga e comadre Profa. Dra. Sirlene M. Pinheiro continuarmos a trilhar bons caminhos do Ensino, Pesquisa e Extensão como o GESEPE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas.

 Aguardo todos, todas e todx na sessão virtual ( via YouTube : Youtube/ufmaoficial ) Quinta-feira 21 de Outubro 19:00 horas , cerimônia de entrega das Palmas Universitárias 2021, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Prof. Nonato Chocolate – Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais – Mestre em Educação e Professor concursado de Sociologia UFMA/COLUN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *