Movimento de Mulheres Bonequeiras de Teatro realizam: 1ª Bonecada-Encontro de Teatro de Animação alegrando a vida.

Um grupo de mulheres artistas do Teatro de Animação de São Luís juntou-se para fundar o Movimento de Mulheres Bonequeiras de Teatro motivadas pela necessidade de desenvolver estudos sobre sua arte e marcar a presença da mulher no teatro de bonecos, tradicionalmente liderados por homens. Essas artistas através da iniciativa de Sandra Cordeiro e Silvana Cartágenes, realizaram a primeira reunião em 2019 e deram o nome de “CHANECO”, que são encontros das bonequeiras para diálogo, estudo e abertura de suas malas de bonecos com trocas de experiências, compartilhando sabores e aromas de chás favorecendo a sintonia entre elas. Depois desse primeiro encontro o Movimento foi se consolidando e crescendo com a participação cada vez maior de outras integrantes, agregando as bonequeiras maranhenses que estão residindo em outro estado e até fora do país.

Superando as dificuldades do isolamento e a escassez da economia cultural sofrida por todos os artistas e demais população devido a pandemia do COVID-19, os CHANECOS se transformaram em encontros virtuais, tornando a comemoração tardia de aniversário de dois anos do movimento, que também foi online pelas plataformas sociais digitais. Em abril deste ano foi realizado no formato remoto o batizado da boneca gigante mascote do Movimento, que recebeu das integrantes o nome de batismo “Luiza Ludovica Caipora Casimira Quitéria Catirina Sebastiana do Bom Parto da Beira do Mangue” uma boneca com muitas mães pois todas as bonequeiras puderam dar suas contribuições na confecção.

Com o propósito de continuar fortalecendo o Movimento, as bonequeiras idealizaram o seu mais novo projeto “1ª BONECADA” com o tema: “Teatro de Animação alegrando a vida”. Será um encontro presencial integrando as bonequeiras com a natureza. O objetivo é ressaltar o lúdico, a anima e a alegria de viver.  A programação será realizada num modelo de um “Piquenique Artístico” , sentadas na grama , em círculo e debaixo de uma árvore as bonequeiras vão apresentando seus bonecos e suas cenas em clima de descontração e sintonia com a natureza e com o público.

Participantes: Sandra Cordeiro, Silvana Cartágenes, Fortunata Nascimento, Zilda Torres, Sandra Oliveira, Telma Lopes, Rosana Fernandes, Luana Reis, Rosangela Carvalhal, Marlene Barros, Jacqueline Lemos, Deuzenir Szekeresh, Gilson César, Tácito Borralho e Maxlow Furtado.

Data: 02 de outubro de 2021

Hora: 16h

Local: Parque do Bom Menino, Centro- São Luís/MA

Redes Sociais

Instagram: @mulheresbonequeirasdeteatro

YouTube: Mulheres Bonequeiras de Teatro São Luís-MA

Chaneco-Foto: Jéssica Figueredo

Chaneco-Foto: Jéssica Figueredo

Chaneco-Foto: Jéssica Figueredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *