Andrey Monteiro promove visita de estudantes à Câmara de São Luís

O Projeto Vereador Por Um Dia é uma parceria entre o parlamentar e a Seduc

A Câmara Municipal de São Luís recebeu na manhã desta quinta-feira (16), estudantes da rede estadual de ensino que aceitaram o convite do vereador Andrey Monteiro (Republicanos) para participar do Projeto Vereador Por Um Dia. Nele, os alunos puderam conhecer mais sobre as dependências e o funcionamento da Casa Legislativa em visita guiada pelo próprio parlamentar.

O vereador explicou que a motivação para a elaboração do projeto veio da necessidade de tornar a Câmara mais acessível à população ludovicense. “É muito importante que o jovem esteja envolvido na política. Quando eu tinha a idade deles, estudante de escola pública, não sabia como funcionava a política na cidade. Então, hoje, eu me vejo neles, naquela época”, declarou.

O Projeto Vereador Por Um Dia é uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC). Para participar da visita foram selecionados 14 estudantes da rede estadual de ensino, entre nove escolas que compõem o Programa Educa Mais. Entre eles, Maria Eduarda Costa, aluna do 1ª ano, C. E. I. Maria Mônica Vale, que revelou ter interesse na carreira política. Para ela é fundamental que os jovens se interessem pelo tema.

“A política é um tema que todo jovem precisa se envolver, afinal, somos o futuro do país, os líderes de amanhã. É preciso mudar a cultura do desinteresse, pois não podemos cobrar algo se estivermos totalmente alheios”, pontuou.

Durante a visita, os estudantes passaram pela exposição de ex-presidentes da Câmara, pelo gabinete do vereador Andrey Monteiro, pela Galeria e pelo Plenário Simão Estácio da Silveira. Ao longo do tour, eles aprenderam sobre a tramitação dos dispositivos legislativos, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e participaram de um jogo de perguntas e respostas.

Repercussão

Para o estudante Guilherme Araújo, do 2º ano, do C.E. São José de Ribamar, a visita foi positiva, um momento importante de interação com outros alunos, além de dar voz aos jovens e demonstrar de forma didática como funciona a política em São Luís.

“Para mim foi muito gratificante, só temos a agradecer ao vereador Andrey Monteiro por nos proporcionar esta experiência única de entender como funciona a política na nossa cidade”, mencionou.

Já Juliana Silva, que cursa o 1º ano na Escola Y Bacanga, acredita que a visita

permitiu uma visão mais ampla do cenário político. “Para mim o mais importante foi ver de perto a Casa e ter a oportunidade de conhecer o seu funcionamento. Dessa forma posso construir meu próprio conhecimento sobre algo que eu só conhecia através da mídia”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *