Hemomar realiza campanha Junho Vermelho para incentivar doação de sangue

Dia D acontece na próxima segunda-feira (Foto: Laécio Fontenele)

O sexto mês do ano é dedicado a incentivar e conscientizar sobre a doação de sangue. A Campanha Junho Vermelho, que acontece em todo país, será executada no Maranhão pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Com o slogan “Doação é como seu coração, não pode parar”, a campanha, realizada em São Luís e em cidades do interior do estado, prevê coletas externas, ações de incentivo à doação, entre outros. O Dia D acontece na próxima segunda-feira (14), quando é celebrado o Dia Mundial da Doação de Sangue.

“É um mês de conscientização dos doadores e da população em geral sobre a importância deste gesto de doar. Especificamente no dia 14, teremos uma programação especial para recepcionar os doadores”, comentou Clícia Galvão, diretora geral do Hemomar.

As ações da campanha não se limitam ao dia 14. Para o mês inteiro montado um calendário com programação fora do Hemomar com palestras e coleta externa.
“Esse trabalho externo contribui com a divulgação e estimula a doação de sangue. É necessário que as pessoas entendam a importância da doação contínua de sangue. As pessoas devem se conscientizar que é importante doar não só quando algum familiar ou algum conhecido precisa, mas que esta doação aconteça durante todo o ano, obviamente respeitando os intervalos entre uma doação e outra”, destaca Clícia.

A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2015. O mês de junho foi escolhido por dois motivos. Um deles é por conta do Dia Mundial do Doador de Sangue. O mês também foi escolhido para a campanha por ser o período em que os hemocentros registram baixa nas doações.

“Sangue é algo insubstituível, não é um medicamento que podemos comprar, por exemplo; é algo que só podemos obter a partir da doação. Então, sem a doação, os hemocentros não conseguem abastecer os estoques e, consequentemente, atender a demanda da população”, ressaltou a diretora do Hemomar.

Programação

Nesta semana, coletas externas estão previstas para acontecerem na quarta e quinta-feira, das 7h às 19h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Chapadinha. No sábado (12), a coleta acontece na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em São José de Ribamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *