Estudo da Fiocruz mostra que o Maranhão é o estado que melhor combate a pandemia

O Maranhão é o estado brasileiro com menor número de mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes. A informação chegou ao público por uma pesquisa realizada pela Fiocruz, a mais renomada instituição de pesquisa farmacológica do País. O estudo tem como base o cálculo aplicado pelos organismos que monitoram a doença no país. No levantamento, o Maranhão está em último lugar na escala de mortes, sendo o Rio de Janeiro colocado em primeiro lugar.

O que a pesquisa da Fiocruz mostra é o resultado da decisão política de enfrentar a pandemia como prioridade e com determinação tomada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) quando o problema começava a ganhar corpo em fevereiro do ano passado. Essa tomada de posição permitiu que o Governo do Maranhão planejasse e colocasse em prática um eficiente conjunto de ações para controlar a propagação da doença e atender com bons resultados maranhenses infeccionados, além, é claro, do engajamento dos profissionais de Saúde do Maranhão.

Grande responsável pelo bom desempenho do Maranhão no combate ao novo coronavírus, o governador Flávio Dino atribuiu a maior fatia do bom resultado à dedicação de todos os profissionais da saúde do estado e municípios, neste cenário de combate à doença. “Mais uma vez, cumprimento as equipes da Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios e, especialmente, os nossos profissionais de saúde pelo desempenho”, disse o governador.

No Maranhão, já foram registrados 203.156 casos da doença, sendo 4.549 óbitos e mais de 489,9 mil testes realizados pelo Governo do Maranhão. A Fiocruz usou dados relativos ao final do ano passado e dos primeiros dias deste ano. Para a pesquisa foram utilizados todos os dados de óbitos notificados em 2020, com correção do atraso de notificação e previsão para a primeira semana de 2021. Essas informações justificam plenamente o fato de o Maranhão estar recebendo pacientes amazonenses infectados, num movimento de solidariedade que faz a diferença diante da situação calamitosa em que aquele estado foi mergulhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *