Governo do Maranhão entrega ampliação da UEMA em São Bento e fortalece o ensino superior na Baixada Maranhense

UEMA São Bento (Foto: Rafaela Gonçalves)

A comunidade de São Bento recebeu nesta quinta-feira (29), uma nova estrutura, reformada e ampliada do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A unidade amplia o acesso ao ensino superior para os milhares de estudantes em toda a região da Baixada Maranhense.

Com uma moderna estrutura, adaptada para portadores de necessidades, o novo Campus possui biblioteca, pavilhão de salas de aula, alojamentos para professores e alunos, laboratórios, banheiros, e um amplo auditório. Durante a solenidade, o governador Flávio Dino destacou que agora os estudantes terão um espaço com estrutura adequada. “Agora, a UEMA de São Bento tem a infraestrutura necessária de impulsionar o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo referência na Baixada Maranhense. Nós temos essa preocupação com as universidades que são fundamentais para um projeto sério de desenvolvimento”, disse.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), participou de todas as etapas da obra, através de um termo de cooperação, onde as equipes de engenharia da pasta realizaram a vistoria e acompanharam todos os detalhes técnicos. Além de toda a estrutura, a área também recebeu pavimentação e sinalização para garantir a mobilidade no local.

O secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, que visitou a obra durante o seu período de execução, destacou a importância de uma unidade como esta, e do empenho que o Governo do Maranhão tem feito para entregar importantes obras educacionais em todas as regiões do estado.
“Estamos muito felizes em concluir mais uma obra educacional, com um belíssimo projeto da UEMA, em São Bento. Temos a certeza que o Maranhão vai avançar cada vez mais, formando profissionais qualificados, para contribuir com o desenvolvimento do nosso estado. O governador Flávio Dino tem investido na educação dos maranhenses, desde as séries iniciais até a universidade, e esse projeto é mais uma prova disso”, enfatizou.

UEMA São Bento (Foto: Rafaela Gonçalves)

A nova estrutura universitária recebeu um investimento de mais de R$ 13 milhões, e, agora, possui capacidade para atender até 1.050 estudantes nos três turnos de funcionamento e a sua localização beneficia diretamente estudantes de 21 municípios da Baixada Maranhense.

“Nosso propósito é consolidar a presença da Universidade Estadual do Maranhão na Baixada Maranhense, a partir do município de São Bento”, afirmou o reitor da universidade, Gustavo Pereira da Costa. “Era uma fazenda escola experimental de pesquisa, e, agora, temos um Campus com grande estrutura e que vai oferecer as melhores condições de salas de aula, auditório, laboratórios, alojamentos e biblioteca para nossos estudantes”, concluiu o reitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *