Bequimão comemora Dia do Professor com investimentos em formação continuada

No Dia do Professor, comemorado nesta quinta-feira (15), Bequimão tem muito a celebrar. No intuito de melhorar os indicadores educacionais do município, a gestão do prefeito Zé Martins (MDB) investiu na formação continuada dos professores, professoras e dos profissionais que atuam na gestão educacional. Foram ofertados, entre 2013 e 2020, diversos cursos, em parcerias com instituições do governo federal e, ainda, pela própria equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A mais longa das formações foi a que preparou os educadores bequimãoenses para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que teve início em 2013 e terminou somente no mês de maio de 2016. Essa formação foi direcionada aos professores que trabalham com turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A Semed também ofertou, em 2014 e 2015, uma formação continuada para os professores da alfabetização infantil. Já os profissionais que atuam em turmas do 5º ao 9º ano participaram de uma formação direcionada ao ensino de Português, Matemática e História.

Considerando o contexto de Bequimão, em que a maior parte de sua população é negra, foram ofertados, ainda, cursos com enfoque nas questões étnico-raciais. A primeira em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã sobre Educação Escolar Quilombola. Dessa formação, participaram gestores, professores, orientadores e pessoas das comunidades quilombolas

Com a temática da educação em comunidades quilombolas foi realizada uma capacitação por meio do Plano de Ações Articuladas, do Ministério da Educação, e outra sobre Implementação das Diretrizes da Educação Quilombola nas escolas da rede municipal sob supervisão da equipe pedagógica da SEMED.

Gestores, orientadores pedagógicos e supervisores participaram ainda de formações do Programa Escola Digna, do Governo do Estado, sobre as temáticas Gestão Escolar e Avaliação da Aprendizagem.

“Essas formações são importantes para que nós, profissionais da educação, possamos sempre nos aperfeiçoar. Fico feliz de que o nosso município esteja valorizando a educação e, consequentemente, o trabalho dos professores. É assim que vamos conseguir oferecer uma boa educação no nosso município. Eu agradeço ao nosso prefeito Zé Martins por esse apoio”, avaliou a professora Maceliane Costa, que leciona na escola Domingos Bouéres.

A professora Maurenice dos Reis Bouéres Lopes, que trabalha na Unidade Escolar Estado de Minas Gerais, participou das formações do PNAIC. Para ela, o curso foi importante para aprimorar a rotina em sala de aula. “Todas as formações do PNAIC foram importantes e contribuíram bastante para a minha prática pedagógica. Por exemplo, com a organização do trabalho (rotinas diárias, sequências didáticas etc.), além dos cantinhos de leitura e da matemática que estimulam bastante as crianças; as atividades diferenciadas; a prática de jogos e outras estratégias bem interessantes para o melhor desempenho do trabalho do professor”, destacou.

Além das formações nas escolas, o prefeito Zé Martins (MDB) também investiu em outros benefícios para professores e outros membros da comunidade escolar:

  • Implantação de Pós-graduação para 159 professores;
  • Implantação de Graduação para 14 professores;
  • Implantação de quinquênio para Agente Administrativos, Vigias e Auxiliares de Serviços Diversos – AOSD;
  • Implantação de adicional noturno para os vigias;
  • Mudança de referência para 207 professores efetivos;

Pacto pela aprendizagem

As iniciativas para melhoria da qualidade da educação em Bequimão são muitas. Uma delas foi a adesão do município ao Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem no Maranhão.  O acordo de cooperação técnica entre governo estadual e a Prefeitura Municipal foi assinado pelo prefeito Zé Martins em agosto de 2019 e irá beneficiar todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino. O pacto é uma estratégia para a melhoria das condições educacionais e redução da evasão escolar.

No mesmo ano, técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram do I Seminário Estadual do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem no Maranhão. Na formação, os articuladores refletiram sobre a qualidade da educação no Estado, discutiram suas atribuições, as contrapartidas do município e os desafios do programa.

Em seguida, foi a vez dos profissionais da educação que participaram do primeiro ciclo do Pacto pela Aprendizagem no município. A formação teve como tema a “Avaliação da Aprendizagem” e foi destinada a gestores escolares, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares e técnicos da Semed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *