URGENTE: Sérgio Moro pede demissão e deixa governo Bolsonaro

Moro pedirá demissão do governo Bolsonaro | VEJA

Após sucessivos embates com o presidente Jair Bolsonaro, o ex-juiz da Lava-Jato Sergio Moro decidiu pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O estopim foi a exoneração do delegado Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF).

O ministro já entregou sua carta de demissão. Nela, o ex-juiz elencou os motivos para a sua decisão de deixar o governo Jair Bolsonaro.

Durante o discurso feito no final desta manhã, ex-juiz da Lava-Jato afirmo que, quando aceitou o convite para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, recebeu “carta branca” do presidente Jair Bolsonaro para tocar a pasta e disse que sempre teve preocupação de interferência do Executivo na Polícia Federal. “No final de 2018 recebi o convite do então eleito presidente e me foi prometido carta branca para todos os assessores, incluindo Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”, disse.

No início da sua fala, o ministro lamentou a realização do evento e, apesar de o auditório estar lotado de jornalistas, secretários e servidores da pasta, disse que tentou evitar aglomeração em meio à pandemia do novo coronavírus. “Queria evitar esse evento, mas não foi por minha opção”.

Ele lamentou também o fato de que na quinta-feira houve 407 óbitos devido à covid-19. Moro também fez “reflexões gerais” sobre a evolução do combate à corrupção no país, segundo ele, “para explicar minhas decisões”.

 Lembrando dos anos da Lava-Jato, que começou em 2014, Moro disse que a operação “mudou patamar de combate à corrupção. Foi um trabalho do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal”, disse. Ele também disse, que, nesse período, foi garantida a autonomia da PF nos trabalhos de investigação. “O governo da época tinha inúmeros defeitos, mas foi fundamental manutenção da autonomia da PF. Isso permitiu que os resultados foram alcançados”, disse.

O ministro também afirmou que não condicionou a sua nomeação como ministro a uma indicação para a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Isso seria assumir um cargo pensando em outro. Fui criticado e entendo as críticas. Mas o meu objetivo era levar maior efetividade ao combate à criminalidade”, disse.

Segundo ele, o único pedido que fez a Bolsonaro foi que, caso algo lhe acontecesse enquanto fosse ministro, que sua família ganhasse uma pensão, para não ficar desassistida, já que havia aberto mão da aposentadoria como juiz, após 22 anos de magistratura.

Moro também elencou seus feitos no Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde salientou que “tivemos uma redução expressiva da criminalidade” e “mais de 10 mil brasileiros deixaram de ser assassinados”. “Nesse período, tive apoio do presidente [Bolsonaro] em alguns projetos; em outros, nem tanto”, afirmou.

O ex-juiz contou que Bolsonaro começou a pedir a troca do diretor-geral da PF a partir do segundo semestre de 2019. “Pedi ao presidente uma causa para a troca”, falou Moro. “A troca [do diretor-geral da PF] seria uma violação da promessa de carta branca”, disse. “Estaria uma clara interferência política da PF”, afirmou.

Moro contou que haveria também intenção de trocar superintendentes regionais da PF e que as trocas seriam feitas “sem que me fossem apresentadas uma razão aceitável”.

“O problema não é quem colocar, mas por que trocar; e permitir a interferência política”, afirmou o ex-juiz da Lava-Jato.

Ex-juiz foi surpreendido com demissão de delegado

Moro foi surpreendido com a publicação da demissão de Valeixo no Diário Oficial da União (DOU). Interlocutores do ministro dizem que o agora ex-ministro não deu aval para essa decisão e que a exoneração não foi “a pedido”, como consta no texto.

Na quinta-feira, Bolsonaro avisou a Moro que pretendia trocar o comando da PF. O ex-ministro, então, fez um ultimato e disse que deixaria o cargo se isso acontecesse.

Durante todo o dia, ministros “bombeiros” da ala militar tentaram convencer Bolsonaro a adiar a demissão de Valeixo para encontrar um nome de consenso entre Moro e o presidente. Parlamentares bolsonaristas foram às redes dizer que era mentira que Bolsonaro trocaria o comando da PF e garantir Moro ficaria no governo.

Assessores de Moro afirmaram que ele teria ficado no cargo caso conseguisse indicar o sucessor de Valeixo. A publicação no DOU da exoneração do seu braço-direto, na madrugada, implodiu essa possibilidade.

Moro afirmou a diversos interlocutores que estava preocupado que a mudança na cúpula da PF tivesse como objetivo enfraquecer a autonomia da corporação e que isso pudesse comprometer a condução das investigações.

Moro chegou ao governo em janeiro de 2019 com status de “superministro” após abrir mão de 22 anos de magistratura. Como juiz da Lava-Jato, foi alçado a herói nacional com a bandeira de combate à corrupção.

Desde que assumiu a pasta, no entanto, Moro acumulou uma série de derrotas e esteve em rota de colisão com o presidente em diversas situações.

As diferenças com Bolsonaro se acentuaram ainda mais em meio à pandemia do novo coronavírus. Com um discurso favorável ao isolamento social, Moro estava mais próximo do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido na semana passada.

Nas últimas semanas, Moro chegou a se recolher e evitou fazer críticas na maneira como Bolsonaro se comportava em meio à pandemia. A estratégia fez com que o então ministro passasse a ser cobrado por parte da opinião pública por ter desaparecido em meio à crise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *