Pré-carnaval organizado pela Prefeitura de Bequimão movimenta Paricatíua

Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

Foi um sucesso a primeira prévia carnavalesca de 2020 em Bequimão. Nesse domingo (02), a animação tomou conta do povoado Paricatíua, que recebeu foliões de várias partes do município atraídos pela programação do Pré-Carnaval, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial. A folia aconteceu de frente para o mar, tendo como ponto de concentração o bar e restaurante Estação Marítima.

Enfeites coloridos e brilhantes decoravam o local. Tudo muito caprichado e especialmente pensado para criar um ambiente festivo. As atrações foram uma amostra da diversidade cultural, temática escolhida para embalar o período momesco deste ano. Enquanto quatro estruturas de som automotivo faziam uma mistura de ritmos atuais e de grandes sucessos dos carnavais brasileiros, o bloco tradicional Nhá Ursa, do Bairro Estiva, ensaiava pelas ruas e avenidas do povoado.

O bloco existe e resiste há décadas, tendo como principal marca a irreverência. Entre os brincantes, um homem apareceu vestido com saco de estopa e coçava todo o corpo, imitando um macaco. A cena se repetiu durante todo o trajeto e provocou risos em quem acompanhava a passagem do bloco. A batucada ecoava dos tambores feitos de couro. Nas letras das músicas, todas criadas pelo próprio grupo, os compositores deram, por vezes, um tom melancólico, com versos que retratam as dificuldades de botar o bloco na rua. Mas também foi cantada a alegria de festejar em comunidade.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Bequimão

“Sempre damos apoio e espaço para as manifestações que são tradicionais no nosso município. Queremos preservar essa diversidade cultural, para que nossas próximas gerações também possam conhecer e entender a formação da nossa identidade”, disse o prefeito Zé Martins, em clima de festa.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

Mais atrações

Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

No palco, a folia começou com o grupo Mailson Vaqueiro e os Tops Elétricos. Assim que anoiteceu, o DJ Xuxa entrou com uma sequência de hits do momento, incendiando a galera. Foram distribuídas diversas caixas de maisena e a brincadeira onde um suja o outro tomou conta da festa.

“Neste ano, estamos fazendo uma coisa diferente: descentralizamos o pré-carnaval. Iniciamos em Paricatíua e vamos fazer mais duas edições, no Barroso e na Sede. Todo esse movimento dá uma nova dinâmica para o nosso município e demonstra a habilidade da Prefeitura de Bequimão em produzir eventos culturais capazes de movimentar a economia da cidade e promover o lazer dos bequimãoenses”, ressaltou o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *