Galdino destaca São João do MA como melhor no país

O secretário de Estado de Cultura, Diego Galdino foi o entrevistado desta terça-feira (11), no Ponto Final, com Roberto Fernandes, na Rádio Mirante AM.

Diego Galdino destacou a importância do São João do Maranhão e reafirmou que o nosso São João é o melhor e mais diversificado do país.

“O Maranhão é o estado mais diversificado culturalmente falando. O nosso são João é feito com mais de 500 atrações locais e nós colocamos algumas atrações nacionais apenas para completar. Na verdade o nosso São João começa em maio. Em junho nós temos as prévias. O Centro Histórico no fim de semana tinha mais de 10 mil pessoas. Fizemos uma inovação e uma novidade que foi a colocação da decoração que vai ficar lá até a primeira semana de agosto e que virou atrativo nacional e até internacional. O que nós podemos dizer é que nós temos o melhor São João do país, gerando uma cadeia de emprego e renda muito grande durante o período junino. Nós antecipamos as prévias que começaram neste fim de semana e com elas o início do São João”,afirmou.

Diego Galdino falou sobre o modelo centralizado do São João no Maranhão e disse que dessa forma é possível garantir total segurança à população. E admitiu estudar uma ampliação do São João nos próximos anos.

“Nós temos diversos arraiais. Em bairros nós estamos apoiando oito, além disso tem os privados que nós apoiamos alguns. Nós centralizamos em alguns como Ipem, Centro Histórico e Maria Aragão. Agora em maio estamos fazendo na Nauro Machado e Ceprama. Temos a questão da Segurança e dos custos. Com esse modelo a gente consegue garantir a segurança da população, pode até não ser o melhor modelo, mas é o caminho que nós estamos seguindo e quem sabe nos próximos anos nós vamos ampliar os arraiais e o período junino”, disse Diego Galdino que confirmou a realização do Mais Cultura, Mais Turismo em julho e as ocupações culturais a partir de agosto.

Diego Galdino destacou, também, que o pagamento das brincadeiras tem ocorrido rigorosamente dentro do cronograma proposto e que a definição das mesmas ocorre por meio de um edital público do qual todos podem participar.

O secretário anunciou a elaboração de um projeto voltado ao bairro “Madre Deus’ que será apresentado dentro de um pacote turístico nos próximos meses e reforçou a necessidade da realização de campanhas voltadas para a promoção do turismo no Maranhão em outros estados para o carnaval e que deve começar logo após o São João.

E finalizou a entrevista afirmando que os maranhenses precisam valorizar mais o que é nosso.

“Precisamos ter maior sentimento de pertencimento. Precisamos destacar mais os nossos valores, as nossas raízes, nossas belezas culturais. Os cearenses fazem isso muito bem. Nós temos problemas, dificuldades, mas eu não entendo porque as pessoas às vezes falam mal daquilo que é nosso. Eu tenho que reconhecer que precisamos melhorar, mas aqui é o melhor lugar e isso deve ser exaltado por todos”, finalizou.

Por: Zeca Soares
Foto: Zeca Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *