Academia de Peri-Mirim realiza premiação do I Concurso Artístico e Literário em homenagem aos 100 anos do município

A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Peri-Mirim (SEMED), realizou dia 29 de março de 2019, o I Concurso Artístico e Literário “Prêmio ALCAP Naisa Amorim, nas categorias Desenho, Poesia e Crônica, com o tema “Peri-Mirim e suas memórias, 100 anos de história”, em comemoração ao I Centenário de emancipação política do município. O certame, idealizado pela acadêmica Jessythannya Carvalho Santos, homenageia a Patrona da ALCAP, professora Naisa Ferreira Amorim.

A ALCAP, por meio desse concurso, objetivou ampliar os conhecimentos acerca da história e cultura do Município de Peri-Mirim-MA, incentivando produções artísticas e literárias dos estudantes.

O concurso, destinado a alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluída a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), mobilizou mais de 2000 alunos em 14 escolas no município.

Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental concorrem com trabalhos do tipo “Desenho”. Alunos do 6º ao 9º ano, incluindo a modalidade EJA, concorreram com trabalhos do tipo “Poesia”. Já os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo a modalidade EJA, concorreram com trabalhos do tipo “Crônica”.

O primeiro colocado de cada categoria recebeu um livro e um tablet. Já o segundo colocado de cada categoria recebeu um livro e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 150,00. Todos os autores das obras premiadas receberam uma medalha personalizada e certificado de reconhecimento emitido pela ALCAP e SEMED; todos os professores-orientadores das obras premiadas receberam certificado de moção de aplausos também emitidos pela ALCAP e SEMED. As escolas das obras premiadas receberam placa personalizada.

Os prêmios em dinheiro e os tablets foram doados pelo Juiz Douglas Amorim, filho da patrona da ALCAP, Naisa Amorim. As placas personalizadas foram doadas pelo Fórum em Defesa da Baixada Maranhense. Os livros e certificados foram disponibilizados pela ALCAP. Os livros são de autoria do acadêmico Francisco Viegas Paz – “Curiosidades históricas de Peri-Mirim”.

Para a presidente da ALCAP, Eni do Rosário Pereira Amorim, “Os grandes ganhadores deste concurso são os 130 alunos que tiveram seus trabalhos inscritos e todos os outros que tiveram a ousadia para produzir uma obra, isso porque, produzir uma obra em forma de desenho, poesia ou crônica é uma atividade potente para o desenvolvimento de nossas capacidades e habilidades de inventar narrativas afins, e isso vale muito mais do que a seleção em destaque, porque toda comunidade educacional saiu ganhando no final”.

Para a Secretária de Educação do Município de Peri-Mirim, Alda Regina Ribeiro Corrêa, “Foi um projeto satisfatório que despertou o interesse de boa parte dos alunos da rede municipal e estadual de ensino. embora, apenas seis alunos tenham recebido a premiação, mas todos estão de parabéns, pelo esforço e dedicação, assim, como os gestores das escolas e os professores que se doaram. Falhas, pontos negativos… sempre existirão, todavia, servem para aprimoramento dos próximos projetos. Avante ALCAP!”.

Alda Regina Ribeiro Corrêa, Secretária de Educação; Elenilde Silva Lopes, professora-orientadora; José Ribamar Corrêa Boás, Diretor da EM Secundino Pereira;  Elizama Barros Boás, vencedora do 1º Lugar, categoria Desenho; Geraldo Amorim, Prefeito Municipal e Joseana Silva, Supervisora.
Kelisson Melo, Professor-orientador; Ana Sheilla Pinheiro Pimentel, vencedora do 2º Lugar, categoria Desenho e Eni do Rosário Pereira Amorim, Presidente da ALCAP.
Kelisson Melo, Professor-orientador;  Ana Sheilla Pinheiro Pimentel, vencedora do 2º Lugar, categoria Desenho; Alda Regina Ribeiro Corrêa, Secretária de Educação e Assunção de Maria Martins Lima, Diretora da EM Cecília Botão – anexo II (Carneiro de Freitas).
Dalcione Silva França, Diretora da EM Cecília Botão – anexo II (Carneiro de Freitas); Lia Carla Silva França, vencedora do 1º Lugar, categoria Poesia; Cleciane Silva França, professora-orientadora e Alda Regina Ribeiro Corrêa, Secretária de Educação.
Flávia Maria Martins Silva, representando a EM Cecília Botão; Ione Costa Pereira, Professora-orientadora;
Willyan Guilherme Silva Boás, vencedor do 2º Lugar, Categoria Poesia; Alda Regina Ribeiro Corrêa, Secretária de Educação e Augusto César Ferreira Castro, representando o Juiz Douglas Amorim.
Felipe Jesus da Conceição Pereira, aluno vencedor do 1º Lugar, categoria Crônica;  Hilário Nunes Martins, Diretor-Adjunto da C.E Artur Teixeira de Carvalho; Ana Cléres Santos, representando o Fórum em Defesa da Baixada e Alda Regina Ribeiro Corrêa, Secretária de Educação.
Hilário Nunes Martins, Diretor-adjunto da C.E Artur Teixeira de Carvalho; Stefany Almeida Pereira, vencedora do 2º Lugar, Categoria Crônica; Jessythannya Carvalho Santos, vice-presidente da ALCAP e Alda Regina Ribeiro Corrêa, Secretária de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *