Boi de Axixá realiza feijoada neste domingo

Referência no folclore do Maranhão, o Boi de Axixá realiza, no próximo domingo (31), a partir das 13h, no Círculo Militar/Calhau, uma feijoada maravilhosa. Os ingressos estão à venda na Loja Retoque Final, no Monumental Shopping e serão vendidos no local do evento.
Neste ano, o Boi de Axixá completa 60 anos de história, e sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.
Segundo a diretora do grupo, Leila Naiva, muitas surpresas virão em comemoração aos 60 anos da brincadeira. “Neste ano, completamos 60 anos de muita história. Um legado deixado pelo meu pai Francisco Naiva e hoje sendo conduzido por mim, com muito amor e carinho”, disse.
História do Boi de Axixá
O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.
Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.
Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *