Mutirão do Glaucoma será realizado na quinta-feira (31) em Bequimão-MA

O primeiro Mutirão de Glaucoma de 2019 será realizado na próxima quinta-feira, dia 31 de janeiro, no período da tarde no município de Bequimão. A ação é realizada pela prefeitura, em parceria com os governos federal e estadual. O atendimento será no período da tarde e os pacientes podem chegar para fazer suas fichas a partir das 13h30. Para ser atendido basta levar o Cartão do SUS e um documento de identificação com foto, além do comprovante de residência. O atendimento vai acontecer no Centro de Saúde Santo Antônio, ao lado da Prefeitura, na rua Capitão José Castro.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

Depois das consultas de triagem, os pacientes que precisam de intervenção cirúrgica são encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos. Já quem precisa apenas da medicação, recebe o colírio na hora, inteiramente grátis para usar durante 90 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *