O Fórum da Baixada é “Gente que Faz”

    A convite do Diretor Superintendente do Sebrae/MA, Dr. João Martins, o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense – FDBM participou do 1º Fórum de Desenvolvimento Regional do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional – Líder Litoral Ocidental, no último dia 29/11/2018,  no Município de Cururupu, promovido pelo Sebrae/MA, com a participação de prefeitos e líderes municipais da microrregião do Litoral Ocidental Maranhense.

Além dos líderes dos 11 municípios que participaram do encontro em Cururupu, prefeitos da região, a gerente de políticas públicas e desenvolvimento territorial do Sebrae Maranhão, Cristiane Correa, a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes e o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, incumbido de realizar a abertura oficial do evento.

Na ocasião, a Presidente do FDBM, Ana Creusa Martins dos Santos, proferiu palestra sobre a Constituição e Projetos da Sociedade em Defesa da Baixada Maranhense, dentro no tema “Gente que Faz”.

A Presidente discorreu sobre  as atividades de constituição jurídica: registo em cartório do Estatuto da Sociedade;  inscrição no CNPJ, abertura de conta bancária, entrega de declarações, certidões negativa e planejamento estratégico.

Na sequência, detalhou os projetos em andamento, como: Diques da Baixada; Academias na Baixada; Bosques na Baixada, Desenvolvimento Institucional, bem como a contribuição na edição de obras literárias, como o Livro Ecos da Baixada.

Aproveitou a oportunidade para discorrer sobre as expedições do FDBM que têm sido fonte de conhecimento e divulgação das demandas da região.

Ao final, ocorreu um profícuo debate, em que os presentes dirimiram suas dívidas sobre os projetos, com troca de experiências exitosas.

Usando da palavra, o Forense e Superintendente do Sebrae, Dr. João Martins, reafirmou seu apreço e satisfação em fazer parte do FDBM, bem como sugeriu que o Fórum dos Guarás seguisse o exemplo do Fórum da Baixada, com a consequente formalização e adotasse algumas bandeiras de luta, como a consecução da Ponte sobre o Rio Pericumã, por exemplo.

O interesse foi geral, especialmente pelo Projeto dos Diques da Baixada, Academias na Baixada e sobre o Projeto Paricás em Paricatiua. O encontro foi uma experiência exitosa para o FDBM, especialmente pela troca de informações, pois a busca pelo aprimoramento é urgente  e necessário.

A Presidente disponibilizou-se em auxiliar o Fórum Floresta dos Guarás a formalizar-se, bem como advertiu que de ambos devem trabalhar em parceria, vez que as demandas são similares.

 

Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *