Uma nova tendência de mercado

Experiência com redes sociais e análise de dados são diferenciais para quem quer atuar no segmento virtual.

O marketing de influência está dominando o mercado brasileiro, onde novas estratégias de negócios utilizam os influenciadores como ferramenta empreendedora. Os números são otimistas quando o assunto é a potencialização dessa nova tendência comercial, a era do “digital advertising”, a publicidade digital. O crescimento das propagandas digitais é tanto, que em 2017 alcançaram os números da publicidade na televisão. Segundo pesquisa da Traackr, investimentos em anúncios e displays geraram ganhos representando 62,5% dos investimentos em anúncios digitais. O tamanho do mercado de influenciadores seria de US$ 300 milhões dentro de 3 a 5 anos.

Evento abordou experiência de influenciadores como estratégia de negócios para o ambiente online

Com relação ao Maranhão, o mercado se consolida com um grupo de influenciadores regionais que trabalham com posicionamento de marca e venda por influência.

Observando essa tendência, o Sebrae no Maranhão tem estudado a realidade mundial dos personas digitais como organização de negócio e programado cursos e capacitações para um grupo de vinte e cinco influencer no estado. O intuito foi despertar os empresários para a tendência do cenário digital e potencializar as vendas e os lucros através desse meio.

Com isso, o Sebrae saiu na frente percebendo o potencial do grupo de influenciadores como empreendedores em ascensão e donos da sua própria empresa e implantou um projeto piloto para atender a demanda, o denominado ‘’Trilha Influencer Digital do Maranhão’’, que contou com uma programação voltada especialmente para os profissionais do digital, com rodadas de conversa e bate-papo sobre gestão de negócio.

O encontro semanal ofereceu oficinas sobre ferramentas de marketing, como o uso do design thinking, oficina de canvas, de fotografia pelo celular, e a criação da mídia kit, elemento relevante no marketing pessoal desse público.

Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, fala da tendência do influencer digital e o impacto na economia empreendedora

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o espaço online traz uma nova efervescia para a economia, por isso o Sebrae tem despertado para essa tendência que mercado que só tende a crescer. “O virtual é um mundo novo e o empreendedor precisa entender que é imprescindível saber explorar esse ambiente para readequar os modelos de negócios na esfera digital. Para as empresas, possibilita transações financeiras e novas conexões possíveis. O Sebrae está caminhando para compreender as relações da era digital com os negócios, e nosso projeto pioneiro na área do influencer é prova disso. Trabalharemos para oferecer aos nossos clientes inovação, geração de renda e novos campos de mercado’’, destacou o diretor.

Ser influencer é ser negócio

O segmento do digital influencer é um mercado novo, e visto como negócio é necessário profissionalizar e aprimorar novas propostas de trabalho com o universo online.

Keila Pontes apresenta o ‘’Trilha Digital Influencer’’, projeto pioneiro no Maranhão.

Segundo Keila Pontes, gerente de Atendimento, Soluções e Interlocuções do Sebrae, o mercado de influenciadores no Maranhão está crescendo, as redes sociais potencializam esse espaço e o mercado será totalmente digital no futuro, se fazendo necessário despertar para essa realidade vigente.

‘’ Estamos em uma era de total transformação digital, presenciamos a disruptura do 2.0 para o digital de identificação, o Sebrae observa a liderança desse ramo de negócio que já se configura como tendência de mercado. Atualmente as empresas utilizam os influenciadores como estratégia de venda para posicionamento de sua marca. Isso é inédito na dinâmica mercadológica, com isso, a instituição captou esse público para que eles observem que são empreendedores, saibam vender seu arroba, pensem sobre gestão e lucros. Os influencer potencializam hoje o digital. As empresas precisam estar abertas para essa novidade’’, afirmou Pontes.

Projeto inovador

 O Trilha Influencer Digital do Maranhão é um projeto inédito e arrojado, que trabalha com nichos de mercado, monetização, rodadas de negócios, estratégia de venda e pós-venda, que orientou mais o time de influencer do estado.

Painel com influenciadores digitais, como Thaynara OG e Patri Brazil, mediado pela coordenadora das mídias sociais do Sebrae Nacional, Ana Canedo com a participação da gerente de marketing digital do Grupo Mateus, Rhafisa Sekeff.

“Em um mundo cada vez mais digital, nenhuma marca pode desprezar o poder dos influenciadores da internet. Ter um produto promovido por blogueiros, youtubers e instagrammers influentes pode fazer a diferença nos resultados de um negócio. Mas identificar a celebridade virtual certa para atingir cada tipo de público não é uma tarefa simples’’, complementa Keila.

O objetivo da instituição é dá continuidade nessa ação para os próximos anos, e despertar os empresários para essa nova modalidade de empreender sua marca, seu negócio, e alavancar a empresa no ambiente virtual.

Com esse intuito, o Sebrae realizou em São Luís, o “Inspire-se: O digital conecta negócios’’. A primeira edição do evento contou com uma programação envolvendo influenciadores, profissionais do marketing e empresários, reunindo cerca de 250 pessoas que tiveram acesso a informações do mundo digital, cases e um bate-papo sobre o ambiente virtual e suas possibilidades de empreender.

Grupo de influenciadores que participaram do projeto Trilha Influencer, presentes no Inspire-se.

A ideia foi levar aos empreendedores informações sobre estratégias de uso do ambiente virtual para maximizar vendas e lucros. A programação contou com nomes de destaque do mundo digital, entre eles, o youtuber Vô Epaminondas, que falou sobre “Como criar sua própria criptomoeda e alavancar seus negócios”; as influenciadoras digitais Patri Brazil, com a palestra “Marketing digital” e a maranhense Thaynara OG, com “O digital fala”, além da coordenadora de marketing e mídias digitais do Grupo Mateus, Raphisa Sekeff, que abordou o tema “Empoderamento digital”. O evento ainda contempla a palestra do Sebrae “Trilha Influencer Digital Maranhão”, com agerente de Atendimento, Soluções e Interlocuções do Sebrae Keila Pontes, e o Painel Matches, com a participação das influenciadoras digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *