Fórum em Defesa da Baixada marca presença na XI Expocapril em Bequimão

Membros do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense

O Fórum em Defesa da Baixada sempre preocupado com o desenvolvimento da região conhecida como baixada maranhense, no último dia 18 de novembro, esteve na cidade de Bequimão junto com uma caravana de estudantes Zootecnia e Ciências Agrárias do IFMA Campus Maracanã (que o Fórum convidou), para prestigiar a XI edição da Exposição de Ovinos e Caprinos da Baixada Maranhense (Expocapril), que todos os anos com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e da Prefeitura de Bequimão, além de outros parceiros locais tem mostrado o potencial para criação de ovinos e caprinos na região.


Mais uma vez a Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ), o SEBRAE e o Prefeito Zé Martins receberam os forenses e alunos como muita cordialidade. Os forenses bem como os alunos do IFMA logo que chegaram participaram do mini curso Seleção de Matrizes de Ovinos e Caprinos, ministrado pelo grupo de estudo da UEMA, onde todos tiveram bastante conhecimento sobre como selecionar uma matriz para que o rebanho de uma fazenda ou pequena propriedade rural possa ter melhores resultados.

Assim que terminou o mini curso, o SEBRAE na pessoa na Gerência da Graça Fernandes agradeceu a todos os integrantes do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e aos alunos do IFMA Maracanã. Declarou que “é um prazer imenso receber a todos neste evento que acreditamos ser uma importante estratégia para o desenvolvimento do agronegócio na região. Como o Fórum também luta pelo desenvolvimento desta região acreditamos estar irmanados neste propósito”.

“A Expocapril é uma tradição da qual não podemos deixar de participar. Esse ano mais uma vez a unidade regional de Pinheiro está trazendo para o evento uma vasta programação técnica que contemplará, desde a área do manejo até o mercado, para esse tipo de animais”, destacou ainda a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

O Fórum através de sua presidente Ana Creusa agradeceu ao Sebrae, à associação de criadores, ao prefeito Zé Martins e ao forense e superintendente do Sebrae João Martins pela acolhida e cordialidade que sempre tiveram com o Fórum da Baixada e com os alunos.

David Cutrim, segundo vice presidente do Fórum, além de agradecer em nome dos alunos e dos forenses relatou: “Este evento é de extrema importância para a baixada maranhense, região com uma potencialidade incrível para produção, mas que sofre ao logo dos anos com a falta de orientação técnica aos seus produtores, portanto quando o Sebrae junto com a Associação aproxima produtores, estudantes, a universidade e a sociedade, está mostrado que é possível com a união de todos, fazer da baixada maranhense um grande setor de produção”.

Assim mais uma vez ao longo de 4 anos de existência, o Fórum participa, acompanha e incentiva a Expocapril e outros eventos e/ou projetos que contribuem para o desenvolvimento da baixada maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *