Voto Consciente: a importância de saber escolher bem os seus candidatos

Este ano temos uma importante responsabilidade, a de eleger o Presidente do país, Governador(a) do Maranhão, Deputado(a) Estadual e Federal e Senador(a). Para termos bons políticos precisamos de bons eleitores, por isso escolha um candidato ético e comprometido.

Prepare-se para votar com consciência aqueles que vão representar você no poder político do Maranhão. Seu voto pode fazer a diferença, então pense bem, pesquise e vote consciente. A política é responsabilidade de todos os cidadãos e os candidatos eleitos são os responsáveis por elaborar e executar as leis que interferem diretamente na vida de todos.

Voto é exercer a nossa cidadania!

O voto é a forma legal de expressar a nossa vontade para escolher quem nos representará no governo de nossa cidade, de nosso estado e do nosso país.

Sugestões de como escolher o candidato:

-Procure saber se o seu candidato é capacitado e honesto Conheça a história de vida e o passado político do candidato.

-Conheça o Programa de Governo do seu candidato. Saiba como pensa e o que ele pretende fazer depois de eleito.

-Procure saber se é apoiado por pessoas honestas e de confiança.

-Mantenha-se bem informado sobre as questões que envolvem a política, tanto em relação aos que já desempenham mandato eletivo quanto aos que se apresentam publicamente para disputar um cargo pela primeira vez.

-O horário eleitoral gratuito é uma das formas de conhecer e acompanhar as propostas dos candidatos e conferir se as soluções pretendidas para os problemas da população são viáveis.

-Votar sem reflexão prévia e sem cuidado pode custar caro para o futuro do nosso estado, pois será necessário esperar mais quatro anos por outra oportunidade de trocar o representante.

Voto branco e voto nulo

Uma parte considerável do eleitorado opta por votar em branco ou anular o seu voto. Essa não é uma atitude recomendável, mas, se essa for a escolha do eleitor, é importante que ele saiba a diferença entre uma e outra opção.

Voto em branco
É aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos existentes, abdicando de seu direito de votar e deixando, assim, a escolha dos eleitos nas mãos dos demais eleitores. Este tipo de voto é registrado apenas para fins estatísticos, sendo descartado da apuração final.

Voto nulo
É quando o eleitor não manifesta preferência por nenhum candidato, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados. Assim como o voto branco, o nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

VOTE CERTO, VOTE CONSCIENTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *