Prefeitura de Bequimão realiza a Campanha “Bequimão Faça Bonito” e o projeto “Menina Consciente

 

A Prefeitura de Bequimão, realizou de 14 a 18 de maio, a Campanha “Bequimão Faça Bonito”, que trabalha o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Este ano, junto com a campanha foi lançado o projeto -Menina Consciente-, que tem como objetivo promover o empoderamento das meninas bequimãoenses, desenvolvendo uma cultura de denúncias contra o assédio sexual e toda forma de violência.

As ações ocorreram nas Escola Municipais dos povoados Centrinho do Santana e Codozinho, zona rural de Bequimão. A mobilização foi feita pelos gestores professor Justino e à professora Fátima, e por todos os funcionários que se dedicaram na organização das escolas.

Participaram da campanha as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Administração e Transportes, além do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comitê Gestor Intersetorial do Selo Unicef e JUVA (Jovens Unidos Pela Vida na Amazônia). Uma ação conjunta interligada ao Selo Unicef cujo Lema é Eu e Bequimão Crescendo Juntos.

Nessa campanha a Secretaria de Saúde atuou por meio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e com o Programa Saúde da Família (PSF), levando informações acerca dos direitos reprodutivos, da gravidez na adolescência, caderneta do adolescente e agendamento de vacinação contra o vírus HPV. A secretaria de Educação trouxe a temática “A importância da educação na conquista de direitos”.

A secretaria de Cultura, Conselho Tutelar e secretaria de Assistência Social por meio do CREAS se dedicaram na apresentação da Palestra que teve como tema: “Não ao Abuso e Exploração Sexual”. Foram apresentadas as principais formas de violência sexual, seus canais de denúncia e o processo de acompanhamento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Ao final das palestras foi aberta a urna de perguntas que foram dirigidas aos técnicos presentes e respondidas de prontidão aos adolescentes presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *