Prefeito Zé Martins reúne com Lideranças Quilombolas em Bequimão

O prefeito Zé Martins, um dos gestores que mais investiu em políticas públicas para Quilombolas em Bequimão, reuniu neste sábado (28), com lideranças do Movimento Quilombola de Bequimão – MOQBEQ, para tratar das demandas sobre políticas públicas nas comunidades quilombolas do município. Desde que assumiu a gestão do município de Bequimão em janeiro de 2013, Zé Martins tem levado políticas públicas para as comunidades quilombolas. Foram estradas recuperadas e construídas, poços artesianos, kits sanitários, além de outros benefícios.

Uma das ações criadas pelo prefeito Zé Martins, que envolve todas as comunidades quilombolas de Bequimão, é a Semana do Bebê Quilombola, que este ano vai para sua VI Edição. Após a criação desse evento, que envolve a Unicef, Fundação Josué Montello e a Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, os indicadores de políticas públicas das comunidades quilombolas melhoraram consideravelmente.

Em cinco anos de gestão, o prefeito Zé Martins já recuperou e construiu mais 400 quilômetros de estradas vicinais em todo município, além da construção de poços artesianos nas diversas comunidades bequimãoenses. Na zona rural o prefeito Zé Martins está substituido as pontes de madeiras por bueiras de concreto. Nos povoados de campos inundados, já foram construídos vários açudes que darão vazão no período do verão para criação de animais e irrigação da colheita.

Sempre aberto ao diálogo com as comunidades, Zé Martins faz de sua gestão um laboratório de ideias com as lideranças comunitárias, sejam elas quilombolas ou não. No último dia 21, o MOQBEQ, reuniu com as lideranças no quilombo Rio Grande e com a participação do grupo LIDA/Uema. Após o encontro foi elaborado um relatório com todas as demandas por políticas públicas existentes nas comunidades que foi apresentado e discutido com o prefeito neste sábado (28).

As demandas vão desde construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), recuperação e abertura de estradas, reforma de escolas e iluminação pública. Muitas demandas já estão sendo atendidas, como por exemplo a construção e reformas de escolas, Serviços de Abastecimento de Água (SAA), etc.

Ao final da reunião ficou acertado que a coordenação executiva, após 15 dias, se reunirá com o prefeito para se informar do andamento das resoluções. Mesmo sabendo que os municípios passam por uma crise imensa, é fundamental o diálogo entre poder público e movimento social, bem como toda a sociedade civil. No final os representantes do MOQBEQ parabenizaram o prefeito Zé Martins pelo trabalho que vem desenvolvendo e principalmente pelo diálogo com o Movimento Quilombola que tem sido constante.

Por: A Tribuna de Bequimão
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *