Rosário celebra 398 anos com programação especial

Nesta terça-feira, 3, a Prefeitura de Rosário dá início à programação em comemoração aos 398 anos de fundação do município, localizado na região do Munim, com diversas atividades culturais, esportivas e entrega de obras.

“Queremos que todos os rosarienses tenham o orgulho de celebrar a alegria de viver em nossa cidade, que tem uma história e cultura tão ricas para o Maranhão. E junto com a programação cultural vamos também realizar entrega de obras importantes na área de infraestrutura, educação, esporte e lazer”, disse a prefeita Irlahi Moraes (MDB).

A agenda de atividades começa às 19h desta terça, com uma missa em ação de graças pelo aniversário da cidade que será na igreja matriz de Rosário.

Na quarta-feira, 4, a prefeitura vai inaugurar duas obras importantes na área de infraestrutura: a pavimentação asfáltica da Rua da Faixa, no bairro Vila Pereira, às 8h, e a pavimentação em bloquete do bairro Cohab I, às 9h. A programação continua com a realização de culto em ação de graças pelo aniversário da cidade, às 19h, na avenida Vitorino Freire, ao lado do Estádio Serejão.

Na quinta-feira, 5, as atividades de aniversário da cidade prosseguem, às 8h, com a realização da Feira das Mulheres Empreendedoras de Rosário, na avenida Vitorino Freire. Já, às 9h, acontece a tradicional corrida de canoa pelo Rio Itapecuru, com saída na região de Itamirim até Rosário.

Apresentações culturais — Ainda na quinta-feira, as festividades continuam com a reinauguração do Estádio Serejão, às 15h, com uma partida de futebol entre a seleção de Rosário e o Sampaio Corrêa. A entrada é um quilo de alimento não-perecível, que serão doadas para igreja católica. Antes do início da partida, haverá apresentação da Orquestra Filarmônica de Rosário.

Às 19h, ao lado do Serejão, na avenida Vitorino Freire, os grupos Lelê de São Simão e Tambor de Crioula de Miranda farão apresentação cultural. A programação encerra, às 21h, com show de artistas e atrações musicais do município.

História do município — Segundo alguns historiadores, o município de Rosário surgiu com uma pequena povoação na margem esquerda do rio Itapecuru, onde havia uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, que servia de freguesia aos moradores e aos soldados da fortaleza do citado rio, em 1620. Desde 1921, Rosário está ligada a São Luís pela Estrada de Ferro São Luís-Teresina. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Rosário, Mocamba e São Miguel. Em 1915, a povoação foi elevada à condição de cidade com a denominação de Rosário, pela lei estadual nº 654, de 06-04-1915.

Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *