PERDEU O PRAZO DO CADASTRO BIOMÉTRICO NO MARANHÃO? VEJA O QUE FAZER

Data limite em sete cidades do estado terminou no último dia 23, mas ainda é possível regularizar a situação do título de eleitor até o dia 9 de maio. Confira onde e como fazer.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). todos os eleitores que perderam o prazo para cadastramento biométrico obrigatório tem até o dia 9 de maio para se regularizar com a Justiça Eleitoral. Antes das eleições deste ano, as últimas cidades com cadastramento obrigatório e que tinham prazo para o cadastro eram Tutóia, Buriticupu, Santa Luzia, Axixá, Matões do Norte, Montes Altos e Sítio Novo.
Nessas e em outras cidades em que o prazo para cadastramento obrigatório já encerrou, quem perdeu as datas está com o título de eleitor cancelado, mas ainda é possível regularizar o título até o dia 09 de maio. Quem tiver o título cancelado ficará impossibilitado de realizar algumas atividades civis, como tirar passaporte, se inscrever em concurso público e renovar matrícula em instituições de ensino do governo.
Nos lugares onde o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório, o eleitor não precisa se preocupar com o risco de não poder votar este ano por conta do cadastramento. Porém, o TRE-MA informa que, em qualquer junta eleitoral o eleitor de qualquer cidade será recebido e pode fazer o cadastramento, que está sendo feito em todo o país de forma gradual.
Título cancelado 
Se você ainda não sabe se está com o título cancelado, é possível fazer uma consulta eletrônica. Para isso, o TRE-MA informa que basta acessar aqui, clicar na guia “eleitor”, optar por “situação eleitoral”. A consulta pode ser feita pelo nome ou pelo número do título. Outra alternativa de consulta à situação eleitoral é ligar para o número 0800 098 5000, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Se você perceber que perdeu o prazo na sua cidade para o cadastramento biométrico e/ou está com o título irregular, então é hora de fazer a regularização. Segundo o TRE-MA, são esses os locais disponíveis para esse serviço.
No interior do estado
Procurar os fóruns eleitorais ou cartórios eleitorais, que estão dentro de cada junta eleitoral. Veja aqui o endereço e o contato de todas as zonas eleitorais do Maranhão. Também é possível fazer o recadastramento por meio dos Vivas.
Em São Luís são 4 opções
1. Fórum Eleitoral, que está funcionando provisoriamente no Lusitana Mall (retorno da Cohama), de segunda a sexta das 13h às 19h;
2. Viva Beira Mar, de segunda a sexta, das 8h às 18h;
3. Viva Shopping da Ilha, de segunda a quinta, das 10h às 22h, no sábado das 10h às 22h e domingo das 14h às 22h;
4. Viva do Shopping Passeio, segunda a sexta, das 9h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *