Prefeito Zé Martins participa da inauguração do Museu da Roça na comunidade quilombola de Jeraraitá

 

Acompanhado de secretários e vereadores, o prefeito Zé Martins participou neste domingo (4) da inauguração do Museu da Roça na comunidade quilombola de Juraraitá, no norte do município de Bequimão.  O Museu da Roça será um espaço para resgatar a historia dos antigos moradores de Juraraitá, onde a nova geração e turistas vão poder conhecer objetos usados por quilombolas e apresentar aos filhos.

Instrumentos usados na agricultura, como machado, enxada, enxadão, cavador, patachos e foice estarão em exposição a partir de agora no Museu, assim como objetos artesanais de barro, ferro de engomar antigo, pilão, lamparina, caximbo e tantas outras peças que fazem parte da história dos quilombolas.  O Museu da Roça homenageou Egídia Costa, uma quilombola, mulher forte, guerreira, mãe solteira de 11 filhos, entre eles uma gravidez de trigêmeos. 

A idealizadora do projeto é Ivete Macedo, neta de dona Egídia, que saiu de Juraraitá aos 13 anos de idade para estudar em São Luís. Ao voltar, nasceu a ideia de resgatar a história de seu povo. “É um sonho antigo, sai daqui para estudar na capital, mas voltei com a vontade de resgatar a nossa história. Tive ajuda de amigos, parentes e da prefeitura. Estou muito feliz por está concretizando tudo isto”, destacou Ivete.

O líder comunitário Ivan Pereira, também destacou a importância de criar um Museu no povoado. “Lembro-me do sonho da Ivete. Estive com ela em 2016 quando fui pedir apoio para minha candidatura e ela me falou desse projeto. A luta foi grande, mas vitória é maior ainda. O que era sonho agora é realidade. Além da ajuda da comunidade, o prefeito Zé Martins também deu sua contribuição, que por sinal sempre apoiou as comunidades quilombolas”, disse o líder.

A secretária de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, destacou a importância do museu para os moradores de todos os quilombos de Bequimão. “Não tenho certeza, mas este museu pode ser o primeiro do Maranhão que vai contar a história de nosso povo. Este é o primeiro de Bequimão e trará grandes contribuição também para o turismo da região. Quero parabenizar a Ivete pela brilhante iniciativa”, enfatizou.

Já o prefeito Zé Martins, destacou o carinho que tem pela comunidade Juraraitá e principalmente pelo seu povo. “Eu era criança quando meu pai Juca Martins construiu a escola deste povoado. Naquela época não tinha estadas, tudo era transportado via barcos. Anos depois Juca Martins ampliou a escola e nós ainda construímos o poço artesiano, trouxemos a eletrificação rural, através do programa luz para todos, o governo Lula, fizemos estradas, estamos revitalizando o rio e muitas ações ainda virão para esta comunidade. Parabenizo a Ivete pela iniciativa e coloco a gestão à inteira disposição da comunidade e no que tiver ao nosso alcance, faremos”, destacou o prefeito.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o vice-prefeito Magal, os secretários Zé Orlando Ferreira (administração e transporte), Tonho Martins (infraestrutura), Dinha Pinheiro (cultura e igualdade racial), Josmael Castro (assistência social), Edimilson Pinheiro (adj. meio ambiente), além de assessores e vereadores Amarildo Paixão e Valdenor Santana, lideranças comunitárias e quilombolas e comunidade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *