Pelo 6º ano consecutivo carnaval de Bequimão se consolida como um dos melhores da região

Pelo 6º ano consecutivo o prefeito de Bequimão, Zé Martins mostra que investir na cultura local é o segredo para o sucesso da festa de momo. Foram 4 dias de folia. Alegria e animação foram as marcas dos foliões bequimãoenses e visitantes que aproveitaram a programação do Carnaval 2018 organizado pela Prefeitura Municipal de Bequimão. Foi o 6º circuito carnavalesco realizado na gestão do prefeito Zé Martins, que conseguiu resgatar a força da folia momesca no município.

A Praça 02 de Novembro foi novamente o local da folia, onde foi montado o palco para todos os shows. Sob o comando da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, de sábado (10) até terça feira (13), foi oferecida uma programação diversificada às pessoas que decidiram brincar em Bequimão. Foram 14 atrações divididas que botaram os foliões para dançar durante 4 dias de folia.

 

Para o paulista Mário Henrique Macatrão, a festa carnavalesca é diferente de tudo em Bequimão. “É a primeira vez que saio de minha cidade para outro estado. Sempre brinquei em meu bairro na zona oeste de São Paulo, e lá também muito bom, mas não se compara com o carnaval de Bequimão. Me divertir muito, fiz muitos amigos e quero voltar em outras oportunidades. Aqui parece uma festa familiar, todo mundo se diverte sem se preocupar com brigas”, destacou o turista que veio à convite de um bequimãoense que trabalha e mora em São Paulo.

 

No sábado (10), a Praça estremeceu ao som das bandas Skema Top, Tricha, Aline Fernandes e Levada do Teco. Os foliões brincaram a noite inteira e curtiram as melhores músicas carnavalescas da atualidade e, é claro, relembrando grandes sucessos antigos. Além disso o prefeito Zé Martins ainda entregou a chave da folia ao Rei Momo.

A animação começou mais cedo no domingo (11), com um vesperal repleto de atrações que fazem a alegria da criançada. Por volta das 15h aconteceu os desfiles das Escolas de Samba e blocos alternativos e organizados na Passarela do Samba, na Praça da Matriz. O público compareceu em massa para torcer por seu bloco ou escola de decoração. Depois, subiram ao palco as bandas Skema Top, Bicicletinha do Samba, Xavecada, Farra de Rico e Gargamel. Nem a chuva forte no início da noite tirou a empolgação dos foliões. A praça 02 de novembro mais uma vez ficou lotada.

 

“A alegria do povo de Bequimão e dos nossos visitantes superou qualquer adversidade. Foi assim que fizemos, mais uma vez, um belo e contagiante carnaval no nosso município. O trabalho continua e, no próximo ano, vamos nos esforçar para ser melhor ainda”, declarou a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, que este ano inovou e trouxe para a avenida o bloco dos Quilombolas formado por moradores das 11 comunidades certificadas e das 7 não certificadas.

Na segunda-feira (12), a festa continuou com a banda Skema Top, que tem talentos locais no elenco. Em seguida, animaram a folia as atracações Herton RÁ, Ney Alves e a banda de forró Limão com Mel. Foi uma noite inesquecível, onde o público dançou e relembrou grandes sucessos da maior banda de forró do Brasil. Mesmo com chuva, os foliões não tiraram o pé da praça.

 

A programação foi encerrada no melhor estilo, na terça-feira (13), com animação de Skema Top, banda Miragem, Nana Banda e Traíra de Óculos. O saldo da festa foi só alegria e contentamento dos foliões. As pessoas puderam extravasar felicidade, nessa festa que é a cara do nosso país, em um ambiente tranquilo, seguro e com grandes atrações.

O jornalista Gutenberg Bogéa que participou do carnaval em Bequimão, destacou a gestão do prefeito Zé Martins e a valorização dos blocos organizados e tradicionais. “É muito importante para a cultura popular, manter essas tradições nas cidades e fazendo fantasticamente a manutenção dessa tradição”, destacou o proprietário do Jornal Pequeno.

 

Para o folião Flávio Ribeiro, mesmo com dificuldades o carnaval não pode morrer. “É o primeiro ano que estou fazendo um bloco no povoado Beira do Campo e graças já dando tudo certo agora, tá bom demais”, disse. Já Domingos Ribeiro, presidente do bloco Nhá Ursa, do bairro Estiva, o momento é de agradecimentos. “Queremos agradecer ao prefeito Zé Martins pelo apoio e pela valorização do que é nosso, e principalmente ao povo que nos prestigia aqui na Praça da Matriz”, finalizou.

Para o prefeito Zé Martins, o carnaval é uma festa que entra para a história de Bequimão e reúne gente de toda parte do estado e leva o nome da cidade para todo Brasil. “Estou feliz, embora eu fale sempre de dores e de passado, a vida tem que continuar. Uma das coisas que Juca Martins gostava também eram as festas. Por isso eu tenho a responsabilidade ainda maior de manter as festas tradicionais, já que muitas foram iniciadas por ele nos anos 1960. Estamos fazendo como a gente pode e por isso o carnaval de Bequimão está entre os melhores da baixada maranhense”, disse o prefeito que resgatou a festa momesca desde 2013.

 

Além da segurança composta por Polícia Militar e Guardas Municipais, a prefeitura ainda contratou segurança privada para que os foliões brincassem à vontade na praça durante todo carnaval. A Secretaria Municipal de Saúde montou uma barraca com profissionais de saúde, que ficaram disponíveis aos foliões durante os 4 dias de folia. Os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social também trabalharam no carnaval entregando panfletos sobre a campanha contra a venda de bebida alcoólica para menores de idade.

 

Fotos: Rodrigo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *