Identidade Jovem garante gratuidade em passagens de ônibus e muito mais

Jovens de baixa renda de 15 a 29 anos podem fazer viagens interestaduais de graça ou pagando menos.

Os jovens de baixa renda de 15 a 29 anos podem fazer viagens interestaduais de graça ou pagando menos. Mediante a apresentação da ID Jovem, empresas de ônibus são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, uma vez que as primeiras acabarem.

Além das passagens, os jovens cadastrados têm direito ainda a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e educativos em locais públicos ou privados, e isenção na taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para ter acesso ao ID, o jovem deve fazer parte de família com renda mensal de até dois salários mínimo, deve estar inscrito no Cadastro Único e as informações devem ter sido atualizadas nos últimos 24 meses.

As empresas não podem se negar a vender bilhetes para o jovem participante da ID Jovem. O jovem que se sentir prejudicado deve exigir à viação um documento que registre a data, a hora, o local e o motivo da recusa. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve ser informada da recusa pelo número 166 ou pelo e-mail [email protected].

Confira o passo a passo para realizar o cadastro no programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *