Bloco “Piaba Maluka”: o pré carnaval dos Baixadeiros foi um sucesso!

Alguns membros do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense com o ex-Deputado Collins

No último sábado, 27 de janeiro, foi realizada a festa carnavalesca do bloco Piaba Maluka, o bloco oficial do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e idealizado em 2003 pela Família Braga de Peri-Mirim, na sede da AABB, no Calhau. A brincadeira momesca é constituída por um expressivo grupo de conterrâneos de diversos municípios da microrregião da Baixada. O salão foi ornamentado com faixas e banners da campanha “Diques da Baixada Já” e do livro “Ecos da Baixada” coletânea de artigos e crônicas sobre a Baixada Maranhense.

Autoridades e Baixadeiros de diversos municípios participaram do animado evento, como Zé Martins (prefeito de Bequimão), Collins (ex-Deputado), Dr. Flávio Braga (liderança na Baixada, idealizador do bloco e Presidente de Honra do FDBM), Drª. Ana Creusa (presidente do FDBM), Luiz Everton (superintendente de articulação política da regional de São Bento), Leonardo Cardoso (Titular do Blog e Tesoureiro do FDBM), Amarildo Pinheiro (Ex-prefeito de São João Batista), Gastão Vieira (ex-Deputado Federal e liderança politica), Dr. Natalino Salgado (ex-reitor da UFMA), Isaac Dias Filho (liderança política de São Bento), Nélio Junior (liderança política de Viana), lideranças populares, membros do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e uma massa juvenil muita descontraída.

  A piaba foi escolhida como nome e símbolo do bloco por ser o peixe que melhor identifica a Baixada Maranhense e serve como fonte de alimento e renda para expressiva parcela da população local.

 O objetivo principal da brincadeira é prestar uma homenagem à Baixada. Evidentemente, também tem o propósito de congregar as famílias e promover um espaço privilegiado de animação e lazer para os maranhenses oriundos dessa microrregião, difundindo a cultura, os encantos, a gastronomia, as belezas naturais e os usos e costumes da sua gente. A festa momesca é apenas um detalhe, um pretexto sadio para reunir a numerosa colônia Baixadeira residente na Capital do Estado.

 veja algumas fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *