10 sinais de que seus colegas de trabalho sentem inveja de você – e como lidar com a situação

Conquistar uma promoção ou um novo emprego é, certamente, motivo de felicidade e motivação. Porém, ainda que seja o trabalho dos sonhos, alguns problemas podem fazer com que se torne complicado seguir adiante. Um deles acontece quando seus colegas, no âmbito profissional, sentem inveja de você.

Nesses casos, é importante lembrar que as pessoas passam por altos e baixos emocionais. A melhor estratégia, então, é deixar que seus colegas processem a informação de que você chegou para ficar e que nada do que eles fizerem poderá abalá-lo.

Por isso, é fundamental não reagir. Mantenha uma conduta amigável e não se chateie se alguém disser algo rude. Não há satisfação em insultar alguém se a pessoa não aceitar o insulto.

A tendência é que, com o tempo, eles relaxem. Ninguém é capaz de manter uma postura hostil para sempre. Eles irão se acomodar e esquecer de você quando tiverem algo novo no qual focar.

Quando você se sente vulnerável e hesitante diante de um novo desafio, a hostilidade de seus colegas de trabalho faz você se sentir pior. Ao longo do tempo, porém, você perceberá que é mais poderoso do que pensa. Os integrantes da sua equipe estão reagindo ao seu poder, e, por isso, você não precisa pedir desculpas para ninguém por nada.

O primeiro passo para lidar com essa situação, no entanto, é identificá-la. Muitas vezes, a inveja não é manifestada de maneira explícita.

Veja, os 10 sinais que indicam essa situação:

1. Eles falam sem parar uns com os outros mas, quando você aparece, eles se calam

2. Quando um integrante da sua equipe tem um dia bom ou uma conquista especial, é parabenizado pelos demais. Mas, quando o mérito é seu, eles fingem não se importar

3. Se o seu gerente o elogia publicamente, seus colegas de trabalho mantêm seus músculos faciais absolutamente paralisados e não esboçam nenhuma reação. Ou pior: eles o bombardeiam de elogios irônicos como: “Ah, que bom para você! Que super estrela!”

4. Você está sempre disposto a ajudar um colega de trabalho, mas se você precisa de ajuda todo mundo está ocupado demais para dar uma mão

5. Eles claramente o sabotam fornecendo informações falsas ou culpando você por erros que não cometeu

6. Eles falam sobre você pelas costas

7. Eles contam mentiras sobre você para o seu gerente e para outras pessoas da empresa

8. Eles fazem comentários depreciativos sobre você ou fazem perguntas do tipo: “Então, o que você teve que fazer para conseguir o emprego? Você não parece muito qualificado para o cargo”

9. Eles criam um campo de força de hostilidade ao redor do seu grupo e o deixam de fora

10. Eles dizem: “Muita gente poderia fazer seu trabalho melhor do que você. É estranho que a empresa tenha dado a oportunidade justamente a você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *