Prefeito Zé Martins inaugura 62 kits santitários na comunidade de Ramal de Quindiua

No último domingo (14) foi de festa para os moradores da comunidade Quilombola de Ramal de Quindiua, a 12 quilômetros da sede do município de Bequimão. O prefeito Zé Martins, acompanhado de secretários municipais, vereadores, do vice-prefeito Magal, do deputado estadual Zé Inácio, lideranças quilombolas e comunitárias, entregou 62 kits sanitários às famílias da comunidade.

A prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), construiu os 62 kits sanitários na comunidade de Ramal de Quindiua, com o intuito de melhorar a qualidade do saneamento básico no povoado. Com a implantação dos kits sanitários, a comunidade abre as portas para outras ações da prefeitura em parceria com o governo federal. Em agosto de 2017 o prefeito Zé Martins entregou um sistema de abastecimento de água através de uma parceria entre a prefeitura de Bequimão e Ministério da Integração, por meio da Sagrima.

Para a secretária municipal de Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, o município também ganha com essa distribuição. “A situação sanitária desse povo era uma calamidade pública. Hoje, graças ao prefeito Zé Martins, a população terá um lugar digno para fazer suas necessidades. Isso vai melhorar bastante a saúde dos moradores desta comunidade quilombola”, destacou.

A moradora de Ramal de Quindiua, Maria Amorim, uma das beneficiadas, falou da importância da construção dos kits sanitários. “A gente já precisava desses kits há muito tempo aqui na comunidade. É uma necessidade, é caso de saúde pública. Gostei bastante, vamos ter melhor higiene e vai facilitar nossas vidas”, finalizou.

O secretário municipal de saúde, Sidney Bouéres, destacou a importância da construção dos kits sanitários na comunidade. “A gente fica muito feliz em poder contar com a ajuda da administração em poder fazer com que a saúde funcione em Bequimão. E a política pública precisa ser focada na saúde, e os kits nos ajuda a trabalhar uma política de prevenção em nosso município”, disse Bouéres.

Para o presidente da Associação de Moradores de Ramal de Quindiua, João José, a comunidade entra de vez no século XXI. “Antigamente fazíamos nossas necessidades no mato, cavando buracos e outros moradores nem isso fazia. Com isso nossos animais acabavam se misturando e complicava nosso estado de saúde. Hoje eu acredito que todos estão felizes em poder receber esse kit sanitário”, finalizou o líder.

O deputado estadual Zé Inácio, destacou a importância dos kits e o trabalho do prefeito Zé Martins. “Eu parabenizo o prefeito Zé Martins pela luta constante, para que esta ação acontecesse no povoado, que é uma comunidade quilombola e que precisa de ações do poder público. Um kit sanitário deste, por mais simples que seja, representa muito para cada morador que vive aqui no Ramal de Quindiua”, disse.

Já o prefeito Zé Martins, mostrou sua satisfação em poder ajudar mais uma comunidade quilombola e já faz planos para outras ações em Ramal de Quindiua. “Eu fico muito feliz quando consigo entregar obras que beneficiam diretamente a vida de cada morador, principalmente na área da saúde e melhorando ainda mais a vida da população nas comunidades quilombolas. Nós estamos entregando hoje 62 kits sanitários, que vão beneficiar 62 famílias diretamente. Isso nos deixa feliz, porque o impacto é muito grande e melhora consideravelmente a saúde de nosso povo”, destacou o prefeito que diante da comunidade firmou o compromisso de construir novo poço para abastecer toda comunidade.

Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *