Sebrae MA organiza caravana de gestores e empresários para VIII Fomenta Nacional

Do Maranhão, participam do evento 36 prefeitos, agentes públicos e empresários de diversas regiões do estado.

O evento acontece em Brasília até esta quarta-feira, 29, com objetivo de compartilhar informações sobre compras públicas governamentais e os benefícios aos pequenos negócios.

 

Uma caravana de 36 gestores e agentes públicos, bem como empresários maranhenses integram a caravana organizada pelo Sebrae estadual para o VIII Fomenta Nacional. O evento, que visa aproximar os pequenos negócios de compradores públicos, acontece hoje (28) e amanhã (29), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal.

Realizado a cada dois anos, o Fomenta Nacional traz em sua programação uma série de palestras, painéis, oficinas, seminários temáticos e internacionais, apresentações de casos de sucesso, além do encontro de oportunidades realizado entre pequenos negócios fornecedores e gestores públicos.

“O evento é um espaço de disseminação de conhecimento, boas práticas públicas e exposição de cases de sucesso. O principal eixo são as compras governamentais e o quanto podem ser instrumentos indutores do desenvolvimento municipal quando beneficiam os pequenos negócios locais, o que, inclusive, é uma prerrogativa da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e as legislações complementares”, informa o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que está em Brasília acompanhando a caravana maranhense, juntamente com o diretor técnico, José Morais.

Em sua oitava edição, o Fomenta Nacional – promovido pelo Sebrae Nacional e parceiros institucionais, conta com a participação de representantes de 18 estados brasileiros por meio das caravanas. A ideia é que os participantes – gestores públicos, lideranças empresariais, donos de pequenos negócios, presidentes de comissões de licitações criem um efeito multiplicador quando retornarem aos seus respectivos municípios.

“Dessa maneira, o Sebrae busca ajudar as micro e pequenas empresas na identificação de novas oportunidades de negócios. Antes da Lei Geral, os pequenos negócios viam esse mercado como território apenas das médias e grandes empresas. Com a vigência da legislação e sua regulamentação nos municípios, os empresários das MPEs, o pequeno produtor rural e os Microempreendedores Individuais (MEIs) se viram incluídos legalmente no processo e passaram a buscar conhecimento e informações sobre licitações no intuito de participar dos editais”, coloca o diretor técnico da instituição no Maranhão, José Morais.

 

Fomenta Nacional

Idealizado em 2008, o evento tem como objetivo aproximar os pequenos negócios de compradores públicos, criando condições para ampliar a participação das MPEs no volume de compras dos Governo Federal, Estadual e Municipal, assim como suas estatais.

“É um evento de grande relevância à medida que também promove a capacitação dos gestores públicos e dos pequenos negócios sobre os instrumentos legais e operacionais que visam a inserção das MPEs no mercado das compras governamentais. Por isso, nós do Sebrae Maranhão fizemos questão de estimular a vinda de prefeitos, Agentes de Desenvolvimento Local (ADLs) e empresários para que eles possam ressoar em seus municípios e regiões as informações e todo o conhecimento que tiveram a oportunidade de absorver desses dois dias de evento. Dessa forma, torna-se mais viável encontrarmos uma ambiência legal propícia nos nossos municípios para a aplicação de políticas públicas que beneficiem os pequenos negócios maranhenses e esses possam favorecer o desenvolvimento local”, defende o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

O VIII Fomenta Nacional é uma realização do Sebrae com correalização do Governo de Brasília e Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, com apoio da UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *