Ambientalista defende projeto Diques da Baixada

Ambientalista Márcio Vaz

O biólogo e cientista ambiental, Marcio Vaz, defende a execução dos projetos Diques da Baixada  para ajudar a revitalizar a Baixada Maranhense. Doutor em Ciências Ambientais, voltou a falar da importância do projeto.

De acordo com o cientista, o projeto será debatido antes com as populações dos municípios da Baixada.

Na explanação que fez o cientista ambiental comparou a Baixada Maranhense à região de Guayaquil, no Equador, que possuem o mesmo ecossistema e característica populacional. Márcio Vaz disse, no entanto, que a região equatoriana conseguiu se desenvolver, a maranhense não. O tipo de exploração econômica, segundo o cientista, não pode seguir fielmente, mas a região equatoriana serviria de referência.

Nosso desafio não é como se voltar ao passado, mas como enfrentar o futuro, afirmou. De acordo com o cientista, seria possível explorar de forma sustentável e ecológica a região maranhense.

O projeto Diques da Baixada será construído para conter a entrada de água salgada nos campos e permitindo a retenção de água doce por cerca de seis meses – atualmente, esse prazo chega a no máximo quatro meses. Assim seriam viabilizados projetos de pecuária, agricultura irrigada e piscicultura e evitaria o problema de enchentes que deixa milhares de moradores da região desabrigados todos os anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *