Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) visita a COAMEL no povoado Juçaral em Peri Mirim.

O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) visitou na sexta feira (03/11/2017) a Cooperativa Agroecológica dos Meliponicultores da Baixada Maranhense (COAMEL) no povoado Juçaral em Peri Mirim.
A comitiva do FDBM foi formada por Ana Creusa (presidente do Fórum), Ana Cleres,  Flávio Braga, Maninho Braga, Andreia Braga,  o blogueiro Leo Cardoso e Venceslau Junior (presidente da COAMEL).

A COAMEL foi fundada em 2009 a partir da experiência e fortalecimento das associações de meliponicultores de seis municípios da Baixada Maranhense e como resultado do projeto para fortalecimento da meliponicultura iniciado pelo SEBRAE em 2007. O Centro de Referência em Meliponicultura está construído em terreno próprio da COAMEL no município de Peri Mirim, Baixada Ocidental Maranhense. Essa região merece destaque por apresentar relevo, fauna e flora característica.

Para benefício direto de 80 famílias de meliponicultores de seis municípios da Baixada Maranhense e benefício indireto 60 criadores de abelhas de municípios adjacentes, está construído o Centro de Referência em Meliponicultura. Além do beneficiamento do mel de tiúba, esse complexo agroindustrial será usado para o
beneficiamento do mel de abelhas africanizadas.

Foi constatado que já existe toda uma estrutura física para o funcionamento do projeto faltando apenas a aquisição dos maquinários. Hoje a COAMEL busca junto ao governo do Estado deste 2014 execução de projeto inicialmente junto a Secretaria de Estado de Agricultura – SAGRIMA, e posteriormente o projeto foi transferido para a Secretaria de Agricultura Familiar – SAF, onde o mesmo se encontra emperrado, sem andamento.
O Fórum se comprometeu em buscar apoio junto ao Banco do Brasil,  SEBRAE e outros parceiros para esse grande projeto de geração de trabalho e renda para a baixada e especialmente para Peri Mirim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *