CENTENAS DE PEIXES SÃO ENCONTRADOS MORTOS NO RIO ITAPEURU EM SANTA RITA

SUSPEITA-SE QUE ALGUM TIPO DE PRODUTO QUÍMICO ESTEJA SENDO DESCARTADO DIRETAMENTE NAS ÁGUAS

 

 

A imagem é desoladora, chega a impressionar quem passa pelo local, devido às centenas de peixes encontrados mortos em uma parte do Rio Itapecuru em Santa Rita, meio a água com cheiro forte e coloração esverdeada.
São varias espécies entre Mandi, Piau, Viola, Sarapó, Curimatá, entre outros, que boiavam no leito do Rio a procura de oxigênio, outros já sem vida, na altura do povoado Areais.
O episódio que causa prejuízo tanto para vida aquática quanto para as pessoas em geral foi percebido na manhã desta terça-feira (31), depois que pescadores se preparavam para iniciar a atividade pesqueira.
Ainda não se sabe as verdadeiras causas do fenômeno, suspeita-se que algum tipo de produto químico esteja sendo descartado diretamente nas águas.
As autoridades competentes devem se manifestar no sentido de tirar amostra da água e recolher alguns peixes mortos para analise e, assim evitar que o problema venha a se agravar.
Com 1.450 quilômetros desde a nascente, o Itapecuru abastece dezenas de cidades maranhenses, principalmente a capital São Luis.

Atualmente, em toda sua extensão, observa-se varias evidencias de degradação ambiental, fato que vem comprometendo as potencialidades naturais da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *