GOVERNO DO ESTADO INICIA A CONSTRUÇÃO DO CANAL DA MALHADA DOS PRETOS EM PERI-MIRIM

         

Hoje foi iniciado a construção do Canal da Malhada dos Pretos em Peri-Mirim, uma obra do Governo do Estado dentro do programa Diques de produção. O prefeito Geraldo Amorim acompanhado do vice-prefeito Gilmar Pereira, do Vereador Alan, da Liderança Manoel Braga e Lobato estiveram presentes.

Os ‘Diques da Produção’ têm o objetivo de garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis e implantar grandes canais que permitirão armazenar água para desenvolver projetos nas áreas da piscicultura, agricultura, pecuária, e, ainda, fazer recargas de água subterrâneas e melhorias do clima da Baixada Maranhense.

Tecnicamente, o programa consiste na realização de obras que incluem a construção de canais, barragens e diques em diversos pontos na extensão da Baixada. Com as obras, o esperado é que os campos, que atualmente alagam no período chuvoso (em média seis meses) e que na estiagem sofrem com a escassez de água e a salinização – entrada de água do mar nos rios e lagos permanentes temporários e que se acumula no solo – tenham condições que permitam a produção agrícola e criação de animais, e o objetivo maior é garantir o acúmulo de água em diversos pontos da Baixada, possibilitando o abastecimento às comunidades durante todo o ano.

São inúmeras vantagens, termos por exemplo o chamado peixe preto da Baixada durante todo o ano, vai ter água para o consumo de animais, dos rebanhos bubalino, equino, caprino entre outros, além disso, o incremento da atividade agrícola, e, por ser um programa transversal, a SAF, por exemplo, vai orientar o que pode ser produzido, se é banana, arroz, milho, mandioca nessas áreas que não terão mais seca e qual a melhor forma de realizar essa produção.

A liderança Manoel Braga, lembra que esta é uma obra esperada há décadas e que, com este projeto, a região será revitalizada, proporcionando muito mais qualidade de vida para os moradores.

Como se vê, a Baixada tem jeito, visto que as soluções para melhorar a vida do seu povo são viáveis, exequíveis e viva a Baixada.

Facebook
Twitter
Instagram

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *