ALUNA DA ZONA RURAL DE PERI-MIRIM É DESTAQUE EM SIMULADO REALIZADO PELA SEMED.

A aluna Vanuza Pereira Gonçalves foi destaque no Simulado da Prova Brasil realizado no dia 11/10 pela SEMED de Peri-Mirim

Vanuza foi a única aluna do Município a responder corretamente todas as questões de Português e Matemática no simulado da Prova Brasil realizado pela SEMED de Peri-Mirim.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis para  toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.

A aluna tem 11 anos e é estudante do 5°ano do Ensino Fundamental-Anos Iniciais da Escola Municipal Raimundo Martins Melo, situada no povoado Baiano, zona rural de Peri-Mirim-MA.

A Professora Aldilene Pereira Azevedo afirma que a aluna Vanuza sempre foi boa aluna, dedicada e sempre disposta a ajudar os colegas com dificuldades. É a líder da turma e sempre se destaca nas atividades propostas pela professora.

A professora Aldilene é graduada em Letras pela UEMA e Pós-Graduada em Docência da Educação Básica pela Faculdade Santa Fé. Possui duas matrículas no município e sempre se destacou pela competência e dinamismo no processo de alfabetização dos seus alunos.

A Secretária Municipal de Educação, Alda Regina Ribeiro Corrêa ressaltou, que passa pelo envolvimento de todos os profissionais na  consolidação de um aprendizado  mais eficiente. “A transformação não acontece de forma isolada, mas sim com a atuação coletiva de todos envolvidos: gestora, coordenadores, professores, alunos, pais, funcionários, e todos os que contribuíram com o fortalecimento da Educação Municipal” destacou a secretária.

O Prefeito Dr. Geraldo Amorim, parabeniza todos os profissionais da Educação da Escola Municipal Raimundo Martins Melo e todas as outras escolas que estão ajudando a buscar sempre uma educação pública de qualidade.

“Estou muito feliz por esse resultado. Essa foi uma grande conquista para nossa cidade. Isso se deve graças ao esforço e desempenho que vocês, professores da rede municipal, tem aplicado nas salas de aula. Por isso temos que continuar a investir ainda mais na Educação, pois já que conseguimos atingir essa meta, nosso desafio será ainda maior. Para isso, nos próximo anos vamos investir ainda mais em vocês profissionais da Educação e também melhorar as estruturas das escolas e das salas de aula, para assim podermos preparar nossos alunos para um desempenho ainda mais relevante”, destacou o prefeito Dr. Geraldo Amorim.

 

One thought on “ALUNA DA ZONA RURAL DE PERI-MIRIM É DESTAQUE EM SIMULADO REALIZADO PELA SEMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *