Prefeitura realiza palestras de conscientização sobre a prevenção do suicídio em São João Batista

Desde 2015, em todo o Brasil, o mês de setembro tem sido utilizado como período para se intensificarem as discussões sobre o suicídio. Batizada como ‘Setembro Amarelo’, a iniciativa é realizada sob diversas formas e, em São João Batista, virou tema de palestras, que acontecem durante todo esse mês na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A ação está sendo promovida pela Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cujas atividades estão sendo coordenadas pelo Centro de Atenção Psicossocial. Hoje, 27 de setembro, foi mais um dia de palestras e contou com a presença do prefeito João Dominici e do secretário de saúde, Mauro Jorge, além de um grupo das testemunhas de Jeová do Paraná, que também realizaram palestra com o tema sobre depressão.
As palestras estão sendo ministradas por profissionais do centro e tem objetivo de alertar jovens e adultos sobre o suicídio, colaborando, dessa forma, na prevenção deste problema, como destacou a coordenadora do Caps, Elizaura Saraiva. De acordo com ela, falar sobre suicídio ainda é um tabu social e isso aumenta a importância das ações desenvolvidas durante o Setembro Amarelo. “Hoje entendemos que a melhor solução é falar sobre o assunto. Então, precisamos promover eventos que abram espaço para a discussão sobre o tema, para ajudar na conscientização social”, destacou Elizaura.
Durante as palestras, os psicólogos chamam a atenção para um fator que pode agravar o problema, que é a falta de encorajamento em se buscar ajuda. “Estamos esclarecendo que procurar alguém de confiança para pedir apoio e falar sobre o assunto é de extrema importância. E quem, de fato, não tem coragem de falar abertamente, pode procurar auxílio profissional e aqui no Caps dispomos destes profissionais, sempre com o apoio do prefeito João Dominici, que tem dado condições ao centro pra mantermos uma equipe de profissionais”, finalizou.

Fonte: jailsonmendes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *